Sistema endócrino
Artigo: Sistema endócrino. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Tessa • 10/9/2014 • Artigo • 1.077 Palavras (5 Páginas) • 556 Visualizações
Sistema Endocrino
É formado pelo conjunto de glândulas endócrinas do corpo humano, responsáveis pela produção de hormônios. Hormônios são substâncias produzidas e liberadas por determinada células, que atuam sobre outras células, modificando seu funcionamento.
As principais glândulas endócrinas estão localizadas em várias partes do corpo, são elas: hipófise, tireoide, paratireoides, suprarrenais, pâncreas e as glândulas sexuais.
Hipófise
A hipófise é uma glândula relativamente pequena, localizada no centro da cabeça, logo abaixo do cérebro. É considerada a glândula mestre do nosso corpo uma vez que ela produz vários hormônios, sendo que muitos deles estimulam o funcionamento de outras glândulas, como a tireoide e as glândulas sexuais (ovários e testículos). Ela é constituída por dois tipos distintos de células endócrinas, a porção anterior, denominada adenoipófise (origem igual a maioria), e a porção posterior, denominada neuroipófise (origem nervosa).
Tireóide
A tiroide ou tireoide é uma das maiores glândulas endócrinas do corpo. Ela é uma estrutura de dois lobos localizada no pescoço
Paratireoides
As glândulas paratireóideas são quatro glândulas endócrinas que estão aderidas à parte posterior da glândula tireóidea.
Suprarrenais
As glândulas suprarrenais ou glândulas adrenais são glândulas endócrinas envolvidas por uma cápsula fibrosa e situadas acima dos rins. Nos humanos, a suprarrenal direita tem formato triangular, enquanto a esquerda tem a forma de meia-lua. Elas são constituídas por dois tecidos secretores bastante distintos: um forma a medula( porção mais interna) da glândula, enquanto o outro forma o córtex (porção mais externa).
Pâncreas
O pâncreas é uma glândula de aproximadamente 15 cm de extensão do sistema digestivo e endócrino dos seres humanos que se localiza atrás do estômago e entre o duodeno e o baço. Ele é tanto exócrino (secretando suco pancreático, que contém enzimas digestivas) quanto endócrino (produzindo muitos hormônios importantes). Divide-se em cabeça, corpo e cauda. O pâncreas é um órgão produtor de enzimas, proteínas que aumentam a rapidez das transformações químicas.
Glândulas Sexuais.
Gônadas são os órgãos onde os organismos multicelulares (ou metazoários) produzem as células sexuais (Gametas) necessárias para a sua reprodução. Elas são duas o ovário (gônada feminina) e o testículo (gônada masculina). Além da sua função reprodutiva, as gônadas são também glândulas do sistema endócrino, responsáveis pela produção de hormônios sexuais. Os hormônios secretados são geralmente anabólicos, isto significa que promovem anabolismo, a fase construtiva do metabolismo.
O que é o progesterona
Progesterona é um hormônio produzido pelas células do corpo lúteo do ovário. O corpo lúteo é uma estrutura que se desenvolve no ovário, no lugar que ocupa um óvulo maduro que tenha sido liberado durante a ovulação. Consequentemente, o nível de progesterona se eleva durante a segunda metade do ciclo menstrual.
Produção
Sempre que o óvulo liberado não é fecundado, a produção de progesterona diminui, ocorre a menstruação e degeneração do corpo lúteo.
O hormônio progesterona é um esteróide que possui a mesma composição química dos hormônios estrogênios femininos e dos hormônios androgênios masculinos.
Função da progesterona no organismo
A principal função do hormônio progesterona é preparar a membrana mucosa do útero para receber o óvulo. Além disso, estimula o preparo das mamas para a produção de leite.
Anticoncepcionais
Existem substâncias que imitam a ação do hormônio progesterona com o fim de serem utilizados junto com estrógenos sintéticos, como no caso dos anticoncepcionais orais e também nos casos de reposição hormonal.
Sistema Endocrino
É formado pelo conjunto de glândulas endócrinas do corpo humano, responsáveis pela produção de hormônios. Hormônios são substâncias produzidas e liberadas por determinada células, que atuam sobre outras células, modificando seu funcionamento.
As principais glândulas endócrinas estão localizadas em várias partes do corpo, são elas: hipófise, tireoide, paratireoides, suprarrenais, pâncreas e as glândulas sexuais.
Hipófise
A hipófise é uma glândula relativamente pequena, localizada no centro da cabeça, logo abaixo do cérebro. É considerada a glândula mestre do nosso corpo uma vez que ela produz vários hormônios, sendo que muitos deles estimulam o funcionamento de outras glândulas, como a tireoide e as glândulas sexuais (ovários e testículos). Ela é constituída por dois tipos distintos de células endócrinas,
...