Sistema esquelético
Tese: Sistema esquelético. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: geni1966 • 11/11/2014 • Tese • 927 Palavras (4 Páginas) • 256 Visualizações
Trabalho de Anatômia
Sistema Esquelético
Esse sistema serve para proteção, produção de células sanguíneas, armazenamento de minerais e íons, sustentação e locomoção.
O sistema esquelético (também chamado de sistema ósseo) é formado por vários ossos, cujo estudo é chamado de osteologia. O crânio e a coluna vertebral são estruturas ósseas complexas e importantes que ajudam e evoluem na medida em que o homem se desenvolve. Já a coluna vertebral tem o objetivo de dar maior flexibilidade ao nosso corpo.
Ossos do corpo humano se juntam por meio das articulações. E são responsáveis por oferecer um apoio para o sistema muscular permitindo ao homem executar vários movimentos. Num corpo adulto, existe cerca de 208 ossos que geram alavancas para o sistema muscular.
Funções do Sistema Esquelético
- Sustentar o organismo;
- Proteger os órgãos vitais;
- Armazenar os sais;
- Ajudar no movimento do corpo;
- Hematopoiética.
Principais partes do esqueleto:
Esqueleto apendicular formado pela:
caixa craniana, que possui vários ossos importantes do crânio;
coluna vertebral, (são pequenos ossos sobrepostos que sustentam o corpo dos vertebrados, por onde há um canal que se conecta à medula nervosa ou espinhal. Sua principal função é a movimentação);
caixa torácica, (formada pelo osso esterno e as costelas. Ele é responsável por proteger os pulmões e o coração).
Esqueleto axial é formado pela:
Caixa Torácica- cintura torácica ou escapular, é uma estrutura chamada também de cintura superior. Ela é formada pelas escápulas e clavículas;
- cintura pélvica ou inferior, é conhecida popularmente como bacia e é constituída pelo sacro, por um par de ossos ilíacos e pelo cóccix;
Esqueleto dos membros,
Também é composto pelas juntas, ou seja, a ligação existente entre dois ou mais ossos. Outras estruturas são as articulações. Temos os ligamentos responsáveis por tornar os ossos conectados a uma articulação.
Cada conjunto de ossos também recebe uma classificação:
⇒ Ossos longos: ossos compridos com duas extremidades. Tem uma estrutura mais encurvada que suporta o peso do corpo humano. Ex.: fêmur, úmero;
⇒ Ossos curtos: A largura e o comprimento tem praticamente o mesmo tamanho. São constituídos praticamente de osso esponjoso. Ex.: tarsos, carpos, etc.;
⇒ Ossos planos ou chatos: São ossos finos formados por lâminas. Ex.: ossos do crânio, da bacia e outros.
⇒ Ossos Alongados: São achatados e não possuem um canal central. Ex.: costelas.
⇒ Ossos Pneumáticos: Ossos ocos com cavidades revestidas de mucosa. Ex.: Esfenóide.
⇒ Ossos Irregulares: Possui uma forma tão complexa que não pode ser encaixado em nenhuma das categorias citadas acima. Ex.: Vértebras.
⇒ Ossos Sesamóides: Pequenos ossos achados dentro de tendões.
⇒ Ossos Suturais: Pequenos ossos encontrados nas articulações e entre os ossos do crânio.
SISTEMA ARTICULAR
O corpo humano é capaz de realizar diversos movimentos, graças à articulação encontrada em nosso esqueleto. O responsável por dar esta mobilidade entre ossos e estabilizar as zonas de união entre os vários segmentos do esqueleto é o Sistema Articular.
O Sistema Articular é formado por um conjunto de articulações, ponto de contato entre dois ou mais ossos. Existem três tipos de articulações: sinartrose (inflexíveis), anfiartrose e diartrose (permitem movimentos).
Articulações do joelho
Articulações do joelho
Essa mobilidade, porém causa um atrito, amenizado pelo Sistema Articular com a existência das bolsas sinoviais, que agem como amortecedores entre os ossos e os tecidos à sua volta (outros ossos, tendões, etc) .
De acordo com o grau de mobilidade ofertada, as articulações diartroses podem ser classificadas em sinoviais, fibrosas ou cartilaginosas.
Sinoviais – possuem um espaço entre os ossos e são separadas de acordo com os eixos de movimentos:
Uniaxial (1 eixo, 2 movimentos):
Gínglimo ou articulação em dobradiça (permite extensão e flexão): falanges, cotovelo.
Gínglimo ou dobradiça atípica: joelho (pequena rotação)
Trocóide
...