Sistema Úrinario
Casos: Sistema Úrinario. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 2811 • 18/8/2013 • 734 Palavras (3 Páginas) • 2.246 Visualizações
Sistema Urinário
O sistema urinário anteriormente era conhecido como sistema excretor, mais quando se fala de sistema excretor pensa-se apenas em eliminar alguma substância, por está razão o nome foi modificado, pois o sistema urinário alem de eliminar um produto ele mantem o controle hidrico e ionico do nosso organismo. O sistema urinário é composto de duas principais partes, o Rim e as vias urinárias, o rim é o grande responsável pela filtragem de substâncias idesejadas pelo corpo, as vias urinárias apenas transportarão esses líquidos para a eliminação. O principal residuo eliminado pela nossa urina é a ureia que é resultado de um processo quimo ao longo das transfomações das proteinas.
A ureia é tóxica, forma-se principalmente no fígado, sendo filtrada pelos rins e eliminada na urina ou pelo suor, onde é encontrada abundantemente; constitui o principal produto do metabolismo proteico no ser humano e nos demais mamíferos. Em menores quantidades, está presente no sangue, na linfa, nos fluidos serosos, nos excrementos de peixes e de muitos outros animais inferiores.
Principais componentes do sistema urinário.
Rim: Eliminar as toxinas ou dejetos resultantes do metabolismo corporal: uréia, creatinina, ácido úrico, etc; Manter um constante equilíbrio hídrico do organismo, eliminando o excesso de água, sais e eletrólitos, evitando, assim, o aparecimento de edemas (inchaços) e aumento da pressão arterial; Atuar como órgãos produtores de hormônios: eritropoetina, que participa na formação de glóbulos vermelhos; a vitamina D, que ajuda a absorver o cálcio para fortalecer os ossos; e a renina, que intervém na regulação de pressão arterial.
Pelve Renal: É a porção proximal do ureter no rim que é dilatada em forma de funil. Tem como função colher a urina para o ureter.
Ureter: É o tubo que liga o rim até a bexiga, sua função é transportar a urina para que seja excretada.
Bexiga: É o orgão responsável pelo armazenamento da urina que indica ao sistema nervoso central quando está cheia para que seja eliminada a excreção.
Uretra: É o canal condutor que parte da bexiga até o pênis ou vulva.
Processo de filtragem
Os rins são os principais órgãos do sistema renal, suas funções são de extrema importância para o controle homeostatico do corpo. O sangue é veiculado pela artéria aorta até chegar aos rins através da artéria renal, onde se inicia o processo de homeostase, equilibrio químico. Ao adentrar ao rim, o sangue passará pelo processo de filtragem onde será retirado alguns excretas nitrogenados da corrente sanguinea, principalmente a ureia. A ureia é um produto tóxico produzido no fígado e é identificado pelo rim que o retira do sangue. Os rins fazem a regulação osmotica da corrente sanguínia, regula a pressão artérial e acerta o ph sanguínio retirando os excessos de íons e hidrogenios.
Néfrons
Dentro do rim temos aproximadamente 1.000.000 de estruturas denominadas de néfrons, além de muito pequeno impossivel de ser visto a olho nú, os néfrons são
...