Toractomia
Exames: Toractomia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: eudenir • 11/3/2015 • 277 Palavras (2 Páginas) • 413 Visualizações
A toracotomia é o termo que se usa quando há necessidade de se abrir o tórax. Normalmente a abertura do tórax se faz entre as costelas, onde se coloca um afastador para que os cirurgiões possam ter acesso à cavidade torácica. A toracotomia é utilizada para procedimentos de grande porte, tais como lobectomia (retirada de um lobo do pulmão), pneumonectomia (ou pneumectomia, retirada de um pulmão inteiro), ressecção de grandes tumores, decorticações pulmonares extensas, etc.
2 – Doe muito?
Sim. A toracotomia é uma das cirurgias mais doloridas que existem. Felizmente existem diversos recursos para minimizar a dor, começando pela técnica operatória: antigamente a toracotomia era muito grande e secciona vários músculos do tórax. Hoje em dia a toracotomia tem 1/3 do tamanho das incisões que eram realizadas há 25 anos, e seccionam poucos músculos, o que gera menos dor. Além do uso de analgésicos potentes, como a morfina e seus derivados, pode-se usar a peridural analgésca (anestesia peridural por cateter que fica na coluna vertebral). Hoje é muito comum usar bombas de infusão de medicamentos (PCA em inglês), tanto na corrente sanguínea, como na peridural.
3 – Quanto tempo de dor?
A intensidade da dor e o tempo de duração varia muito dependendo do tipo da toracotomia e de cada paciente. É claro que a dor melhora gradativamente no decorrer do tempo. É muito intensa na primeira semana e pode perdurar por até 30 dias de pós-operatório.
4 – Quanto tempo de internação?
Em media 5 dias. É muito comum estender por 1 semana.
5 – Quanto tempo de recuperação?
A recuperação é lenta e progressiva. Mínimo de 15 dias sem atividade, como dirigir, trabalhar ou estudar. Atividade física após 30 dias de pós-operatório.
...