TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalho Biologia

Dissertações: Trabalho Biologia. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2014  •  485 Palavras (2 Páginas)  •  511 Visualizações

Página 1 de 2

O sistema linfático é um conjunto de vasos e órgãos que produzem linfócitos, além de drenarem o liquido intersticial excedente filtrando-os e reintroduzindo-os na corrente sanguínea. Ao contrário do sistema circulatório, que possui o coração como bomba central, o sistema linfático é dependente das contrações corporais para exista a fluência da linfa através do organismo.

Sistema linfático – anatomia e fisiologia

A estrutura do sistema linfático é composta pelo baço, linfonodos, amigdalas, adenoides e o timo, alguns especialistas também incluem a medula óssea como parte do sistema, por ela ser responsável pela produção dos linfócitos.

• Baço – visto por alguns autores como um grande nódulo linfático, o baço é responsável pela “filtragem” do sangue, retirando micróbios, agentes patógenos, substâncias estranhas e células do sangue envelhecidas ou doentes.

• Linfonodos – com função semelhante ao baço, os linfonodos liberam linfócitos no organismo ajudando o organismo no combate aos diversos agentes patógenos que invadem nosso organismo. Eles em geral são encontrados em grupos e podem aumentar de tamanho durante o combate as infecções.

• Amigdalas – produzem linfócitos

• Adenoides – em geral esse tecido tem é grande durante a infância, diminuindo progressivamente até a adolescência.

• Timo – encontrado no ponto médio do tórax, essa glândula é responsável exclusivamente pela produção de linfócitos e se atrofia conforme o indivíduo vai envelhecendo, tem o formato lobulado sendo praticamente imperceptível na idade adulta.

O sistema linfático é muito importante para o organismo, porém a seu caráter passivo de circulação acaba fazendo necessária algumas precauções para evitar os seu mau funcionamento. Ao qualquer sinal de inchaço nas regiões dos gânglios procure um profissional para certificar-se se é apenas um inchaço decorrente de alguma inflamação no organismo, ou se trata de alguma patologia no sistema linfático.

Fonte: https://www.portaleducacao.com.br/medicina/artigos/52414/sistema-linfatico-anatomia-e-fisiologia

(complemento) O sistema linfático está intimamente associado ao sistema sanguíneo e cardiovascular. Não apenas porque ambos os sistemas transportam líquidos vitais por todo o corpo através de um sistema de vasos, mas principalmente por transportarem frações dos mesmos líquidos nos diferentes sistemas.

A medida que o plasma sanguíneo é transportado através das veias e artérias, uma fração dele passa para os espaços intersticiais (fora dos vasos sanguíneos) onde fica conhecido como líquido intersticial. Este liquido é novamente absorvido, desta vez pelo sistema linfático, a onde passa a se chamar linfa, que é transportada através dos vasos e ductos linfáticos até voltar ao sistema circulatório, de onde se originou.

Além de reabsorver os líquidos intersticiais, a circulação linfática também é responsável pela absorção de detritos e macromoléculas que as células produzem durante seu metabolismo. Nesse processo, também podem ser absorvidas bactérias e partículas maiores, que podem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com