Trabalho Verde
Ensaios: Trabalho Verde. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: prisimmons • 24/11/2013 • 1.003 Palavras (5 Páginas) • 365 Visualizações
Introdução
Poucos sabem o que seja sustentabilidade. Fala-se muito em desenvolvimento sustentável, crescimento sustentável, sustentabilidade econômica, negócio sustentáveis, sustentabilidade ecológica, marketing sustentável, e assim por diante.
Poucos entendem o significado e fundamento que seja “sustentabilidade”. Grande parte associa sustentabilidade preservação do meio ambiente que não deixa de está correta, porém incompleta. Sustentabilidade é mais do que cuidar do planeta dos recursos que utilizados de forma adequada e não destrutivos.
Com a falta de informações sobre o conceito de sustentabilidade, a sociedade torna-se cada vez mais consciente sobre a preservação dos recursos naturais. Com um novo cenário ”sustentável” de consumidores “verdes” as empresa teve que se adaptar para atender seus consumidores final. A empresa teve que de adaptar principalmente com a produção de energia, uma vez que seus antigos métodos poluíam o meio ambiente destruíam ecossistemas.
Este trabalho tem objetivo definir sustentabilidade, e mostrar a grande importância e diferentes aspectos e mostra abordagem adotada pelas empresas e de novas fonte de energia renováveis.
1. Sustentabilidade
“Desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento que satisfaz as necessidades presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir suas próprias necessidades.” Relatório Brundtland 1987, ONU (Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento – tema “Nosso Futuro Comum”).
Sustentabilidade é um modelo de gestão de negócios que visa o retorno para os acionistas, o que leva ao mesmo tempo uma consideração impactos nas operações meio ambiente e na sociedade. Desta forma a empresa sustentável deve olhar para três aspectos:
-Gerar Lucro e retorno, sendo economicamente viáveis e eficientes.
-Estar atento aos impactos atividades, direta e indiretamente, sobre o meio ambiente.
-Cuidar das relações com a sociedade, colaboradores, fornecedores e clientes.
Está concepção começa a se formar e a difundir-se junto com o questionamento de estilo desenvolvimento adotado, na utilização recursos naturais, geração de pobreza e extrema desigualdade social, politicamente injusto com concentração e abuso de poder. O conceito de sustentabilidade comporta sete aspectos principais.
1.1 Sustentabilidades Sociais
Realça o compromisso do papel dos indivíduos e da sociedade, está intimamente ligada à noção de bem-estar. Sustentabilidade social clarificam o papel dos indivíduos e a organização da sociedade, com isto a estabilidade social beneficiam as gerações futuras. Estes são:
Garantia autodeterminação e os direitos humanos dos cidadãos;
Garantia de segurança e justiça através de um sistema judicial digno e independente;
A luta pela melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, que não se deve ser reduzida ai bem estar material;
Igualdade de oportunidades;
1.2 Sustentabilidades Econômicas
Os recursos econômicos têm de ser preservados, assim como o espaço de manobra para gerações futuras que vão necessita. A sustentabilidade ecológica só alcançada por sociedades que desenvolvam comportamentos economicamente sustentáveis. Os seus princípios residem, sobretudo:
Na organização de estruturas econômicas de longo prazo seguindo as exigências de sistemas estáveis;
Na estabilização do valor monetário, prevenindo a inflação;
Uso eficaz dos recursos;
Os impostos pagos por cidadãos e empresas deveram ser produzidos de forma transparente e tendo em conta todas as despesas;
Na negociação de pactos Inter geracionais justos, que não coloquem em desvantagem as gerações futuras;
1.3 Sustentabilidades Ecológicas
Sendo o Ambiente fundamental para a vida é natural dominado a discussão inicial em volta da sustentabilidade. As primeiras percepções de risco ambiental e ameaças à vida no planeta. Os princípios fundamentais associados sustentabilidade ambiental são:
A não utilização ao uso de energia não renováveis (como o petróleo) o que só devem usar mediante o compromisso de criação proporcional de fontes de energia alternativas;
Limitar de descarga de substâncias no meio ambiente que não deve ultrapassar capacidade do permitido no solo.
Os riscos e o perigo para vida humana provocada pelo homem devem ser evitados;
1.4 Sustentabilidade Cultural
Cultura e educativos tem um papel fundamental para sustentabilidade, ensinam e incorporam os princípios básicos da sociedade e a sua forma de vida. Num mundo onde a cultura se cruza e aproximam, nem sempre
...