Unidade De Centro Cirurgico
Artigo: Unidade De Centro Cirurgico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Anna_Macedo • 21/8/2014 • 5.409 Palavras (22 Páginas) • 590 Visualizações
1. UNIDADE DO CENTRO CIRÚRGICO
O Centro-cirúrgico (CC) pode ser considerado uma das unidades mais complexas do hospital devido sua especificidade, presença de agente estressores devido às possibilidades de risco à saúde a que os pacientes estão sujeitos ao serem submetidos à intervenção cirúrgica.
O CC é constituído de um conjunto de áreas e instalações que permite efetuar a cirurgia nas melhores condições de segurança para o paciente, e de conforto e segurança para as equipes que o assiste.
Sendo um setor de circulação restrita, destacam-se, entre suas finalidades, a realização de procedimentos cirúrgicos devolvendo os pacientes às suas unidades de origem nas melhores condições possíveis de integridade; otimização de campo de estágio para a formação, treinamento e desenvolvimento de recursos humanos; e o desenvolvimento científico para o aprimoramento de novas técnicas cirúrgicas e afins.
- Estrutura Física
O CC deve estar localizado em uma ár ea do hospital que ofereça a segurança necessária às técnicas assépticas, portanto distante de locais de grande circulação de pessoas, de ruído e de poeira. Recomenda-se que seja próximo às unidades de internação, pronto-socorro e unidade de terapia intensiva, de modo a contribuir com a
intervenção imediata e melhor fluxo dos pacientes.
De acordo com a organização hospitalar, podem fazer parte do bloco cirúrgico a Recuperação Pós-Anestésica e a Central de Materiais e Esterilização. As demais áreas são assim caracterizadas:
- Vestiários (masculino e feminino):
Localizados na entrada do CC, onde é realizado o controle de entrada das pessoas autorizadas após vestirem a roupa privativa da unidade. Deve possuir chuveiros, sanitários e armários para guarda de roupas e objetos pessoais.
- Área de conforto:
Área destinada a lanches para que os mesmos não sejam realizados em locais inadequados. Deve-se dispor nesse local cadeiras, poltronas e sofás.
- Sala dos cirurgiões e anestesiologistas:
Destinada aos relatórios médicos
- Sala de Enfermagem:
Reservada ao controle administrativo do CC. Deve estar em local de fácil acesso e
com boa visão de todo o conjunto do setor.
- Sala de recepção dos pacientes:
Espaço para receber os pacientes. Aqui os pacientes são avaliados clinicamente antes da cirurgia ou receber medicação pré-anestésica. Este ambiente deve ser o mais calmo possível a fim de diminuir o estresse do período pré-operatório.
- Sala de material de limpeza:
Destinado à guarda dos materiais utilizados na limpeza do Centro-cirúrgico.
- Sala para guarda de equipamentos:
Área para guarda e recebimento de equipamentos como: microscópios, bisturis, monitores cardíacos, respiradores, entre outros. Em condições de uso e utilização imediata.
- Sala para armazenamento de material esterilizado (arsenal):
Destinado ao armazenamento e distribuição dos artigos estéreis, para uso nas
salas de cirurgia.
- Sala de gases medicinais:
Destinada ao armazenamento de torpedos de gases medicinais como oxigênio, ar
comprimido, óxido nitroso e especialmente o nitrogênio para uso em aparelhos
específicos ou em casos de emergência.
- Expurgo:
Local para o desprezo de secreções das salas de cirurgia. Deve estar provida de um vaso sanitário apropriado com descarga e uma pia para lavagem dos artigos utilizados
nas cirurgias.
- Apoio técnico e administrativo do Centro-cirúrgico:
O Centro-cirúrgico conta com o apoio imprescindível de alguns setores ligados direta ou indiretamente a ele e que deve estar prontamente preparados para atendê-lo para seu funcionamento, tais como: banco de sangue, raio-x, laboratório e anatomia patológica, serviço de engenharia clínica e de manutenção, farmácia, segurança e secretaria.
- Sala de Operação (SO):
Segundo a legislação brasileira, a capacidade do CC é estabelecida segundo a proporção de leitos cirúrgicos e Salas de Operação. A Resolução da Diretoria Colegiada (RDC) n°307/2002, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) do Ministério da Saúde, determina uma sala de operação para cada 50 leitos não especializados ou 15 leitos cirúrgicos.
Para um dimensionamento ideal, deve-se levar em consideração alguns aspectos como:
- Horário de funcionamento do Centro-cirúrgico;
- Especialidades cirúrgicas atendidas (cardiologia, neurocirurgia, ortopedia, oftalmologia, etc.);
- Duração média das cirurgias;
- Número de cirurgias por dia;
- Número de leitos cirúrgicos do hospital;
- Hospital escola;
Quantidade de artigos médicos e instrumentais cirúrgico disponíveis.
Tamanho da sala:
Depende dos equipamentos necessários aos tipos de cirurgias a serem realizadas; seu formato deve ser retangular ou oval. Segundo a RDC 307/2002, quanto ao tamanho,
as salas são assim classificadas:
- Sala pequena: 20m², com dimensão mínima de 3,45 metros, destinadas às especialidades de otorrinolaringologia e oftalmologia.
...