União das enfermeiras portuguesas
Resenha: União das enfermeiras portuguesas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: patrickchaves • 31/3/2014 • Resenha • 472 Palavras (2 Páginas) • 371 Visualizações
a ciência que se dedica a promover, a manter e a restabelecer a saúde das pessoas. O enfermeiro atua na proteção, na promoção e na recuperação da saúde, bem como na prevenção de doenças. Em hospitais, é indispensável em todos os setores, da UTI à psiquiatria. Ele coleta os dados sobre o estado de saúde do paciente por meio de exames físicos e entrevistas e faz o diagnóstico de enfermagem para estabelecer a conduta a ser seguida. Trabalha em equipe multiprofissional (com médicos, nutricionistas, psicólogos, entre outros). É responsável desde a higiene e a alimentação até a administração de remédios e a prescrição de curativos. A enfermagem não se limita ao trabalho em hospitais e clínicas. Um campo importante é o da saúde coletiva, na qual o profissional atua na promoção da saúde e na prevenção de doenças, realizando também trabalhos educativos na comunidade. O licenciado está apto a ministrar aulas teóricas e práticas em cursos técnicos, sejam de nível médio, seja em escolas profissionalizantes, para formar auxiliares de enfermagem.
O Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) considerou que a equipa de enfermagem no serviço de medicina do Hospital de Lagos está à beira da ruptura e que o turno da noite não tem assegurados os serviços mínimos, avança a agência Lusa, citada pelo SAPO Saúde.
“A equipa de enfermagem do serviço de medicina do Hospital de Lagos está à beira da ruptura”, alertou o SEP em comunicado, acrescentando que para o turno de sábado à noite se previa que apenas estivessem "dois enfermeiros de serviço" e que "nem os serviços mínimos estão assegurados".
Em declarações, por escrito, à Lusa, o presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar do Algarve (CHA) – em que está integrado o Hospital de Lagos -, Pedro Nunes, assegurou que se tem empenhado na "resolução da situação".
"O Conselho de Administração do CHA já solicitou ao Ministério da Saúde a autorização necessária para a contratação dos enfermeiros. O Ministério da Saúde reconhece a importância do reforço desse número de profissionais e autorizou a contratação, aguardando-se agora que o processo seja finalizado", explicou Pedro Nunes.
Este responsável informou, também, que o CHA desencadeou um "processo público de constituição de bolsa de recrutamento de enfermeiros, tendo recebido várias candidaturas que serão enquadradas nesse concurso".
Para assegurar a "melhor prestação de cuidados aos cidadãos que acorrem ao Hospital de Lagos, tem-se recorrido, sempre que necessário, a horas extraordinárias" e ao "internamento no Hospital de Portimão", acrescentou.
Em declarações à Lusa, Nuno Manjua, enfermeiro e elemento da direcção regional de Faro do SEP, disse que a Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) fez um cálculo e concluiu que no serviço de medicina do Hospital de Lagos deveriam estar a trabalhar 50 enfermeiros para manter os cuidados de excelência, mas na realidade só estão afectos 31 enfermeiros, estando dez enfermeiros actualmente de baixa.
...