Vasos Sanguíneos
Casos: Vasos Sanguíneos. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Dayane2013 • 5/9/2013 • 972 Palavras (4 Páginas) • 890 Visualizações
Tecido sanguíneo e vasos
O sistema circulatório, nos vertebrados, inclui o sistema circulatório sanguíneo (sangue) e o sistema circulatório linfático (linfa). A circulação do sangue permite o transporte e a distribuição de nutrientes, gás oxigênio e hormônios para as células de vários órgãos. O sangue também transporta resíduos do metabolismo para que possam ser eliminados do corpo. O sistema vascular sanguíneo é composto pelas seguintes estruturas: O coração que é um órgão muscular que está localizado entre os pulmões, no mediastino e se contrai ritmicamente, impulsionando o sangue no sistema circulatório.
As artérias que são vasos de paredes relativamente espessa e muscular, transportam sangue do coração para os diversos tecidos do corpo. Conforme de afastam do coração, as artérias se ramificam e atingem diâmetros cada vez menores, o que permite que o sangue chegue aos menores espaços no interior de órgãos e tecidos. Os vasos capilares são vasos sanguíneos muito delgados que constituem uma rede complexa de túbulos finos que se anastomosam profusamente. Há capilares arteriais e capilares venosos. As artérias se ramificam sucessivamente, formando vasos de calibres menores chamados arteríolas. Estas continuam se ramificando e formam os capilares arteriais. Os capilares venosos, espalhados pelo nosso corpo, juntam-se até formar vênulas. As vênulas vão se unificando até formar as veias. Assim, o sangue circula em nosso organismo por um sistema fechado de vasos, pela continuidade dos capilares venosos e arteriais nos tecidos. Os vasos capilares sofrem variações estruturais que os adaptam para exercer níveis diferentes de troca metabólica entre o sangue e os tecidos circunvizinhos.
Os vasos sanguíneos são normalmente compostos das seguintes camadas ou túnicas: a túnica íntima; que apresenta uma camada de células endoteliais apoiada em uma camada de tecido conjuntivo frouxo. A túnica média; constituída principalmente por camadas concêntricas de células musculares lisas organizadas helicoidalmente. E a túnica adventícia que consiste principalmente em colágeno do tipo fibras elásticas.
A maioria dos vasos sanguíneos que contêm músculo liso nas suas paredes é provida por uma rede profusa de fibras não mielínicas da inervação simpática, cujo neurotransmissor é a norepinefrina.
Apesar de o sangue levar os materiais às células e remover todos os restos da atividade celular, ele não entra em contato direto com essas células. A comunicação entre o sangue e os tecidos é feita pelo sistema linfático. Os capilares linfáticos originam-se como vasos finos e sem aberturas terminais, que consistem em uma única camada de endotélio e uma lâmina basal incompleta. Os capilares linfáticos formam uma complexa rede de vasos com paredes muito finas no interior das quais substâncias podem mover-se facilmente. Ao entrar nos vasos capilares linfáticos, esse fluido contribui para a formação da parte líquida da linfa, que contribui para a circulação de linfócitos e outros fatores imunológicos que penetram nos vasos linfáticos.
O sistema linfático estabelece uma ligação essencial entre a corrente sanguínea e o fluído que banha as células desempenhando uma função adicional na defesa que é lançar na corrente sanguínea anticorpos para a defesa do corpo contra invasores externos.
O tecido sanguíneo é um tipo de tecido conjuntivo altamente especializado, que está contido no aparelho circulatório, que o mantém em movimento regular e unidirecional, devido essencialmente ás contrações rítmicas do coração. O tecido apresenta uma grande quantidade de substância intercelular em estado líquido chamada de plasma. O plasma é a porção líquida do sangue, contém água (mais de 90%), proteínas e sais minerais diversos, glicose e vitaminas, entre outras substâncias.
Os constituintes celulares ou elementos figurados do sangue
...