Zigomicetos
Resenha: Zigomicetos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kahaa • 10/8/2014 • Resenha • 202 Palavras (1 Páginas) • 718 Visualizações
Zigomicetos
Os zigomicetos são fungos distribuídos em abundancia no meio ambiente, podendo atuar como decompositores ou como parasitas de animais. O mais conhecido é o bolor que cresce em frutas, pães e doces que estão em processo de apodrecimento.
Estrutura dos Zigomicetos
Seu corpo de frutificação é uma penugem branca que lembra filamentos de algodão, recheados de pontos escuros que representam os esporângios.
Eles se formam por hifas de paredes quitinosas e podem ser considerados parasitas ou heterótrofos, ou seja, é um tipo de fungo que vive no solo e se alimenta de matéria orgânica morta. Os zigomicetos podem se reproduzir de duas formas, sexuada e assexuada.
Vantagens e desvantagens
Em contrapartida, os zigomicetos são importantes para ajudar na decomposição da matéria orgânica e também são usados para controle biológico de algumas espécies de insetos.
Para o homem, os zigomicetos podem causar infecções por meio do contato com alimentos contaminados.
Esporângio: é uma estrutura produtora de unidades de reprodução chamada de esporos .
Esporo: Um esporo é basicamente uma célula envolvida por uma parede celular que a protege até as condições ambientais se mostrarem favoráveis à sua germinação.
Hifas: formam estruturas assexuadas chamadas esporângios que quando amadurecem liberam esporos para o ar e assim se reproduzem
...