AS Lipidoses e Pigmentações
Por: Isacarol • 15/4/2020 • Trabalho acadêmico • 866 Palavras (4 Páginas) • 196 Visualizações
Estudo Dirigido Lipidoses e Pigmentações
- As células, quando submetidas à agentes agressores, sofrem alterações a fim de se adaptarem e evitar a morte celular. Uma dessas alterações é o acúmulo intracelular de substâncias. Diferencie Esteatose e Lipidose.
- Esteatose: transformação gordurosa ou lipidose é uma degeneração caracterizada pelo acúmulo anormal e reversível de lipídeos.
Lipidose: Se refere a desordens orgânicas no metabolismo que resultam em quantidades nocivas de lípidos (gorduras) acumulando em certas partes do corpo.
- O que é o colesterol?
- O colesterol é um tipo de gordura (lipídio) encontrada naturalmente em nosso organismo, fundamental para o seu funcionamento normal. O colesterol é o componente estrutural das membranas celulares em todo nosso corpo e está presente no cérebro, nervos, músculos, pele, fígado, intestinos e coração. Nosso corpo usa o colesterol para produzir vários hormônios, vitamina D e ácidos biliares que ajudam na digestão das gorduras. 70% do colesterol é fabricado pelo nosso próprio organismo, no fígado, enquanto que os outros 30% vêm da dieta.
- O que é a aterosclerose e o que ela pode causar?
- Processo inflamatório dos vasos , gerando lesão do endotélio(proteção do vaso) causando o acúmulo de LDL na tunica intima . Pode causar: Obstrução, diminuição de oxigênio e nutrientes causa de doenças cardiovasculares ( Infarto, AVC, Morte súbita).
- São vários os fatores de risco para desenvolvimento da aterosclerose. Descreva esses fatores.
- Dislipidemia (hiperlipidemia) , Hipertensão arterial, Tabagismo, Diabetes, Sedentarismo, Hábitos alimentares inapropriados, Obesidade
- Qual seria o tratamento para a aterosclerose?
- Pode ser através de medicamentos, cirurgia, mas principalmente através de mudanças alimentar e exercicios físicos.
- Descreva os aspectos macroscópicos e microscópicos da Aterosclerose
- Macro: Material depositado em forma de placas amareladas e amolecidas (ateromas) na íntima dos vasos.
Micro: Espessamento da camada íntima, com presença de macrófagos repletos de vacúolos de gordura.
- Qual a diferença entre Aterosclerose e Arteriosclerose?
- Aterosclerose: Processo inflamatório dos vasos
Arteriosclerose: processo de endurecimento, perda de elasticidade e espessamento progressivo das paredes das artérias (endotélio), induzido pela hipertensão arterial e que acompanha o processo natural de envelhecimento. [1] Este processo é o responsável pelo aumento progressivo da pressão arterial sistólica sem aumento da pressão arterial diastólica.
- Defina Xantomas, suas causas e tratamento.
- Xantomas : Lesões encontradas na pele, em forma de nódulos ou placas, compostas de lipídeos, apresentando uma coloração amarelada. CAUSAS: Altos índices de colesterol e gorduras; diabetes, câncer de fígado, hipotireoidismo. TRATAMENTO : Cirurgia, cauterização; prevenção dos níveis de colesterol e gorduras; dieta equilibrada e atividade física.
- As pigmentações são um processo de produção e/ou acúmulo de pigmentos no organismo, seja estes pigmentos de origem normal ou patológico. Quais são os tipos de pigmentos?
- Pigmentos endógenos: originados de substâncias sintetizadas pelo próprio organismo
-Pigmentos Exógenos: penetram no organismo por via respiratória, digestiva ou parental depósito em diversos orgãos.
- A bilirrubina é um pigmento endógeno. Em quais ocasiões a bilirrubina é encontrada em altas concentrações na corrente sanguínea?
- . Descreva os aspectos macroscópicos e microscópicos da icterícia
Macro:
- Micro : Presença de grânulos castanhos intra e extra-citoplasmáticos.
- Existem outros pigmentos produzidos pelo nosso organismo como a hematoidina e a hemossiderina. Descreva-os.
-Hematoidina: Substância derivada da hemoglobina – Não contém ferro, coloração: amarelo-alaranjado, marrom- dourado, presença: coágulos sanguíneos e antigos focos hemorrágiocos.
Hemossiderina: Resultante da degradação das hemácias e contém ferro, uma das duas principais formas de armazenamento intracelular de ferro, presente em áreas de lise intensa de hemácias: sangramento.
- Quais são as causas da Hiperpigmentação melânica?
- As principais são a exposição ao sol, as influências hormonais, a idade e as lesões cutâneas ou a inflamação.
...