Dez segredos surpreendentes do Ómega 3
Por: fernandomf13 • 28/3/2016 • Artigo • 664 Palavras (3 Páginas) • 271 Visualizações
10 segredos surpreendentes do Ómega 3
Embora nenhum alimento por si só consiga melhorar a saúde de uma pessoa, uma alimentação variada e rica em ómega 3 pode trazer vários benefícios para a sua saúde. Saiba como e porquê.
- Combate a depressão - As pessoas deprimidas possuem níveis baixos de ómega 3, o que pode causar a diminuição da função dos neurotransmissores e recetores. A ingestão de ómega 3 melhora a fluidez das membranas das células nervosas e aumentam a produção de diversos neurotransmissores como serotonina, dopamina e noradrenalina, hormonas responsáveis pelo humor e bem-estar, indica uma meta-análise do Beer Sheva Mental Health Center, em Israel, publicada em 2009.
- Diminui o risco de diabetes - Uma investigação da Universidade de Valência, Espanha, analisou o consumo de carne e peixe em 945 pessoas entre os 55 e 80 anos com alto risco cardiovascular e descobriu que o consumo de peixe rico em ómega 3 está associado a uma menor incidência de diabetes tipo 2. Outro estudo da Universidade de Harvard garante que o ómega 3 previne o diabetes tipo 2, ao aumentar a expressão da adiponectina, benéfica na regulação do açúcar no sangue.
- Melhora o cérebro - O ómega 3 participa na formação da mielina, uma substância que compõe a estrutura dos neurónios. Uma outra investigação da Northumbria University, do Reino Unido, observou que o consumo de peixe, alimento rico em ómega 3, melhora a circulação cerebral e diminui os riscos de demência associada ao envelhecimento.
- Regula a pressão arterial - O ómega 3 ajuda a evitar a formação das placas de gordura na parede das artérias e a garantir a flexibilidade das veias e artérias, afastando doenças como hipertensão, aterosclerose e enfarte. Um estudo da Harvard School of Public Health, dos Estados Unidos, observou que a pressão arterial elevada está relacionada com 31% do aumento do risco de doenças cardíacas.
- Diminui risco de morte súbita - Um estudo do Physician's Health Study da Universidade de Harvard, Estados Unidos, com base em 22 mil homens, concluiu que aqueles com maiores níveis de ómega 3 no sangue sofrem menor risco de morte súbita.
- Reforça o coração - Outro estudo realizado no Centro para a Programação Fetal, no Statens Serum Institut de Copenhaga, na Dinamarca, e publicado na revista da Associação Americana do Coração, demonstrou que o risco de mulheres em idade reprodutiva desenvolverem distúrbios cardiovasculares é 50% menor naquelas que consomem peixes ricos em ómega 3 semanalmente.
- Melhora a visão - Estudos publicados na revista Ophthalmology, da Universidade Tufts de Boston nos Estados Unidos, mostraram que o índice de degeneração macular é mais baixo entre pessoas que consomem peixe rico em ómega 3 e demonstrou que este ácido gordo pode prevenir o desenvolvimento ou a progressão da degeneração macular relacionada com a idade.
- Reduz risco de cancro - O consumo de ácidos gordos ómega 3 provenientes de peixes gordos, como o salmão, o atum ou a sardinha, uma a duas vezes por semana, pode reduzir o risco de cancro da mama. Investigadores chineses analisaram dados de 26 estudos sobre 800.000 mulheres e cerca de 20.000 casos de cancro da mama dos Estados Unidos, Europa e Ásia. A equipa dirigida pelo professor Duo Li, da Universidade de Zhejiang, constatou que o aumento de 0,1 gramas de ómega 3 oriundo de peixe por dia reduz o risco de cancro da mama em cinco por cento.
...