O Trabalho Faculdade
Por: Marlene Ramos Chaves • 4/12/2023 • Resenha • 1.208 Palavras (5 Páginas) • 77 Visualizações
ATD3 (Objetiva)
Considere o texto a seguir, assim como as lacunas que a ele pertencem.
“Uma das funções do sistema respiratório é a de troca gasosa, no intuito de eliminar gás carbônico e capturar oxigênio”. Os alvéolos são a unidade funcional deste sistema, uma vez que as trocas gasosas ocorrem nele, através da membrana muito fina que os reveste e abrigam inúmeros vasos sanguíneos bem finos, os capilares.
Na Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), o gasto energético está elevado e estratégias alimentares com ___________ teor de ___________ podem melhorar a eficiência respiratória destes pacientes, de acordo com o coeficiente respiratório.
Diante do exposto, assinale a alternativa que apresenta as palavras corretas que preenchem as lacunas e dão sentido correto à dietoterapia da DPOC:
a.
Menor, lipídios;
[pic 1]
b.
Menor, proteínas;
[pic 2]
c.
Maior, lipídios;
[pic 3]
d.
Maior, carboidratos.
A deficiência de iodo é comum em populações que vivem distante do mar pois as maiores fontes deste mineral são os frutos do mar, peixes e algas marinhas. Por isso, no Brasil, há a política de acréscimo de iodo ao sal de cozinha, para diminuir a presença do bócio endêmico. Existem alguns alimentos chamados bociogênicos, pois diminuem a absorção de iodo, são eles: mandioca, milho, batata doce, a família das brássicas, alho, cebola, linhaça, amêndoas, amendoim, espinafre, morango, entre outros.
Assinale a alternativa correta sobre os alimentos bociogênicos e seu manejo na dieta para a saúde tireoidiana:
Questão 2Resposta
[pic 4]
a.
Caso haja consumo, os alimentos bociogênicos ainda crus têm sua interação indesejada com o iodo diminuida.
[pic 5]
b.
Pacientes com distúrbios da tireoide devem retirar totalmente os alimentos bociogênicos da dieta.
[pic 6]
c.
O consumo de alimentos bociogênicos deve ser associado à ingestão diária de sal marinho ou sal rosa.
[pic 7]
d.
É necessário ajustar e otimizar a ingestão de iodo ao consumir os alimentos bociogênicos.
Os micronutrientes são divididos em vitaminas e minerais, sendo o último grupo incapaz de ter realização de biossíntese humana: eles estão largamente distribuídos na natureza e, para consumi-los, precisamos comer alimentos que venham dela. Acontece que o mesmo solo que é fonte de minerais também pode ser fonte de contaminação com metais, como o arsênico, por exemplo. O mesmo acontece com as águas do rio e do mar e, dessa forma, os seres que habitam nela também são veículos dessas substâncias.
Assinale a alternativa que apresenta a recomendação correta para ingestão de peixes que apresentem menor contaminação com metais pesados:
Questão 3Resposta
[pic 8]
a.
Consumir peixes com maior teor de gordura.
[pic 9]
b.
Consumir peixes de que tenham pouca escama.
[pic 10]
c.
Consumir peixes com ciclo de vida longo.
[pic 11]
d.
Consumir peixes de tamanho menor.
Na Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica há a preocupação com o desenvolvimento de insuficiência respiratória. Sabe-se que o consumo de determinado nutriente, em excesso, provoca aumento do coeficiente respiratório e, por isso, deve ser consumido com cautela pois pode prejudicar o quadro clínico do paciente
Assinale a resposta que se refere ao nutriente mencionado acima:
Questão 4Resposta
[pic 12]
a.
Lipídio
[pic 13]
b.
Sódio
[pic 14]
c.
Carboidrato
[pic 15]
d.
Proteína
Considere o texto a seguir, observando suas lacunas:
A AIDS é a síndrome da imunodeficiência humana, onde o vírus do HIV ataca os _____________________, que são as principais células do sistema imune. O principal micronutriente implicado no metabolismo destas células é o __________________. Apesar disso, este mineral não atua na prevenção da transmissão do vírus, pois os meios de transmissão são a relação sexual sem camisinha, transmissão vertical por parto, amamentação, gestação e a utilização de objetos perfurocortantes como agulhas e alicates contaminados.
Diante do exposto, assinale a alternativa que apresenta as palavras que preenchem as lacunas de acordo com o texto:
Questão 5Resposta
[pic 16]
a.
Linfócitos B e selênio;
[pic 17]
b.
Linfócitos T e glutationa.
[pic 18]
c.
Linfonodos e glutationa;
[pic 19]
d.
Linfócitos T e zinco;
As glândulas são células, tecidos e órgãos cuja função é a de elaborar certas substâncias denominadas hormônios. Os hormônios são mensageiros químicos transportados pelo sangue que atuam alterando a atividade fisiológica do seu tecido-alvo. Os tecidos-alvos possuem receptores específicos para os respectivos hormônios que agem de acordo com a sua natureza química, sejam eles proteicos, esteroides ou fenólicos. As glândulas podem ser endócrinas, secretando e difundindo hormônios para o corpo todo diretamente no sistema sanguíneo ou exócrino, apresentando ductos secretores que eliminam suas secreções no meio externo.
De acordo com as glândulas que pertencem ao sistema endócrino, apresentam-se as seguintes afirmativas:
I. Pineal, timo, paratireoide, tireoide, pâncreas, gônadas (testículos e ovários), adrenal e hipófise são exemplos de glândulas unicamente endócrinas.
II. O hipotálamo secreta fatores de liberação para a adenohipófise, que sintetiza hormônios tróficos que atingem a glândula-alvo, que finalmente produz os hormônios atuantes nos órgãos efetores.
III. A tiroxina é o hormônio produzido pela tireoide a partir da triiodotironina e da tetraiodotironina (T3 e T4, respectivamente).
...