Resenha sobre o filme: Jantar com amigos
Por: nayara0405 • 22/5/2018 • Trabalho acadêmico • 405 Palavras (2 Páginas) • 396 Visualizações
SENAC
Amabile Gasparelo Andrade
Fabiane Albino
Luciana Pereira de Moura Carneiro
Nayara Cristine Abdalla Henrique
Resenha sobre o filme “Jantar com amigos”
Bauru
2014
A mensagem central do filme é que as pessoas são diferentes, têm suas paixões e seus hobbies, seus princípios e posições com relação à vida. Ambos os casais, ao final, refletiram sobre o que queriam, suas expectativas, e entraram em acordo. Um deles percebeu que apesar de todas as dificuldades e do tempo que estavam juntos, o amor, o companheirismo e o respeito ainda prevaleciam. Já o outro percebeu que não poderiam mais ser felizes juntos e entre viver uma mentira, optaram por outros relacionamentos.
O filme mostra dois casais que, embora diferentes, foram amigos por vários anos e ao final percebem que ambos têm conceitos opostos sobre o matrimônio e a constituição de família. Um entende que mesmo com as diferenças e problemas do dia-a-dia vale a pena superar em nome do companheirismo e da boa criação dos filhos. O outro entende que não vale a pena abdicar da felicidade em nome da unidade familiar.
Ou seja, a problemática do filme trata das escolhas em busca da felicidade e da capacidade do ser humano em renunciar a determinados impulsos por algo ou alguém, no caso citado no filme, um juramento (o matrimônio) ou pelos filhos.
O que liga o filme à questão gastronômica é que, além de um dos casais ter a gastronomia como profissão, a tem como hobby, envolvendo nesta paixão inclusive os amigos mais próximos. O assunto à mesa é frequentemente sobre comida e os lugares que conhecem estão relacionados aos interesses gastronômicos do casal.
No filme há quatro personagens principais, constituídos por dois casais. Um deles mais vinculados à gastronomia, inclusive profissionais da área. O homem escreve sobre gastronomia e a esposa edita seus livros e matérias. O outro, apreciador dos pratos elaborados pelo casal amigo, passa por momentos difíceis no matrimônio e compartilham destes problemas com os amigos.
Alguns ingredientes identificados no filme foram ovos, arroz, carne de cordeiro, azeite, legumes, peixe, alho, cebolinha, mariscos, amêndoa, fubá, entre outros.
Entende-se que, com relação à questão gastronômica, o filme mostra que para algumas pessoas a alimentação vai muito além de ser uma necessidade fisiológica. A gastronomia permeia toda a vida de um dos casais personagens do filme, sendo alimentação propriamente dita, tema das conversas, motivação para viagens, profissão, bem como oportunidade de convivência social, uma vez que em diversas cenas os amigos participam inclusive dos momentos de preparação dos alimentos.
...