O Que é DTM?
Por: Júlia Pagnussat • 16/11/2015 • Resenha • 761 Palavras (4 Páginas) • 354 Visualizações
- - O q eh DTM –
A disfunção temporomandibular (DTM) abrange vários problemas clínicos que envolvem a não apenas a articulação temporomandibular (ATM), mas também inclui os distúrbios funcionais do sistema mastigatório e estruturas associadas. (QUINTO,2010) ( BOVE ET AL, 2005)
As DTMs são divididas em dois subgrupos: as de origem articular as quais os sinais e sintomas estão relacionados à ATM, e as de origem muscular onde os sinais e sintomas relacionam-se com a musculatura estomatognática. O sintoma mais característico é a dor e as mulheres são mais atingidas que os homens. (DONNARUMMA ET AL, 2010)
2 – Diagnostico
O diagnóstico correto, considerando todos os possíveis sintomas, influencia diretamente na precisão da indicação terapêutica. Além disso, o trabalho em equipe multiprofissional é fundamental para avaliar os possíveis fatores causais. (BIANCHINI 1998).
Para chegar ao diagnóstico, o profissional inicia observando o paciente em situação espontânea. Obter a história clínica é fundamental, após a anamnese, deve ser realizada uma avaliação bastante detalhada, considerando a conscientização e a propriocepção do problema como indispensáveis ao tratamento. Quando existir dor e contração muscular, a quebra do ciclo “dor-espasmo-dor” é necessária. Deve ser realizadoum trabalho com a musculatura, buscando reduzir os espasmos musculares e aliviar as tensões localizadas. A mioterapia tem indicação precisa nos casos de disfunções de ATM. (BIANCHINI 1998).
BIANCHINI, E.M.G. – Como eu trato os problemas da articulação Temporomandibular (ATM). In: SOCIEDADE BRASILEIRA DE FONOAUDIOLOGIA. Fonoaudiologia Hoje. Collectanea
Symposium. Série Medicina & Saúde. São Paulo, Frôntis Editorial, p121-38, 1998.
- -Causas
Esse distúrbio pode ser desencadeado por vários fatores, tais como:
1-Estruturais
2-Neuromusculares
3- Oclusais: Perdas dentárias, desgaste dental, próteses mal adaptadas, cáries, restaurações inadequadas entre outras.
4- Psicológicos: relacionado a tensão e um consequente aumento da atividade muscular que gera espasmo e fadiga
5- hábitos parafuncionais: bruxismo, onicofagia, apoio de mão na mandíbula, sucção digital ou de chupeta
6- Lesões traumáticas ou degenerativas da ATM¹ (DONNARUMMA ET AL, 2010)
DONNARUMMA, M.C.et al . Disfunções temporomandibulares: sinais, sintomas e abordagem multidisciplinar. Rev. CEFAC, São Paulo , v. 12, n. 5, Out. 2010. Disponível em:
QUINTO C.A. Classificação e tratamento das disfunções temporomandibulares: qual o papel do fonoaudiólogo no tratamento dessas disfunções? Rev. CEFAC: Atualização científica em fonoaudiologia. Disponível em: http://www.cefac.br/revista/revista22/Artigo%202.pdf>. Acesso em 24 out. de 2014
BOVE S.R.; GUIMARÃES A.S. e SMITH R.L. Caracterização dos pacientes de um ambulatório de disfunção temporomandibular e dor orofacial. Rev Latino-am de Enfermagem, 2005, setembro-outubro; 13(5):686-91.
4. Tratamento
Todos os métodos de tratamento que estão sendo utilizados para as DTMs são geralmente classificados em: tratamento definitivo ou terapia de suporte. O tratamento definitico são os métodos direcionados para controlar ou eliminar os fatores etiológicos da disfunção. Já a terapia de suporte visa tratar os sintomas do paciente.
...