APOSTILA DE ANATOMIA DOS VASOS SANGUÍNEOS DO CÃO
Por: cristiano0299 • 5/5/2019 • Trabalho acadêmico • 6.417 Palavras (26 Páginas) • 489 Visualizações
FACULDADE ANHAGUERA DE ANÁPOLIS
MEDICINA VETERINÁRIA
CRISTIANO RIBEIRO
GEOVANNA MIRELA
MARIA EDUARDA
VANESSA GONZAGA
APOSTILA DE ANATOMIA DOS VASOS SANGUÍNEOS DO CÃO
Anápolis-GO
Março/2018
CRISTIANO RIBEIRO
GEOVANNA MIRELA
MARIA EDUARDA
VANESSA GONZAGA
APOSTILA DE ANATOMIA DOS VASOS SANGUÍNEOS DO CÃO
Anápolis-GO,
Março/2018
Sumário
1. INTRODUÇÃO 1
1.1. SISTEMA CIRCULATÓRIO 1
1.2. VASOS SANGUÍNEOS 2
1.3. ARTÉRIAS 3
1.4. VEIAS 3
1.5. CAPILARES 5
2. DESENVOLVIMENTO 5
2.1. CABEÇA E PESCOÇO 5
2.1.1. PRINCIPAIS ARTÉRIAS 5
2.1.2. PRINCIPAIS VEIAS 9
2.2. TÓRAX 11
2.2.1. PRINCIPAIS ARTÉRIAS 11
2.2.2. PRINCIPAIS VEIAS 14
2.3. MEMBROS TORÁCICOS 15
2.3.1. PRINCIPAIS ARTÉRIAS 15
2.3.2. PRINCIPAIS VEIAS 18
2.4. ABDÔMEN E PELVE 21
2.4.1. PRINCIPAIS ARTÉRIAS 21
2.4.2. PRINCIPAIS VEIAS 26
2.5. MEMBROS PÉLVICOS 29
2.5.1. PRINCIPAIS ARTÉRIAS 29
2.5.2. PRINCIPAIS VEIAS 32
3. CONCLUSÃO 34
REFERÊNCIAS 34
1. INTRODUÇÃO
A angiologia (“aggèion” =vaso, logia=estudo) é a ciência que busca compreender a forma, estrutura, topografia e funcionamento dos vasos sanguíneos e linfáticos. Etimologicamente, a angiologia se restringe apenas ao estudo dos vasos, porém, essa ciência tem uma estreita relação com o coração, o baço e os vários órgãos linfáticos, pois, tais órgãos são importantíssimos para que os vasos cumpram seu papel fisiológico.
Os vasos são divididos em dois sistemas, o cardiovascular e o linfático. Nesta apostila o foco será no sistema cardiovascular, mas especificamente, nas artérias e veias.
1.1. SISTEMA CIRCULATÓRIO
O sistema circulatório pode ser comparado a um sistema fechado onde ocorre a circulação sanguínea, em que o coração funciona como uma bomba motora central impulsionando o sangue para todas as demais partes docorpo. Esse sistema, que inclui também o sistema linfático, possibilita a entrada e saída de substancias nas células e tecidos.
Os mamíferos possuem uma circulação dupla, ou seja, o sangue passa pelo coração duas vezes antes de seguir para o resto do corpo, percorrendo dois caminhos de circulação. Tais caminhos são divididos em circulação pulmonar e circulação sistêmica.
A circulação pulmonarcomeça no ventrículo direito, de onde o sangue venoso (rico em dióxido de carbono) sai, indo em direção ao pulmão através da artéria pulmonar. No pulmão o sangue será oxigenado e retornará para o coração pelas veias pulmonares, chegando ao átrio esquerdo e dando fim a essa circulação.
A circulação sistêmica se inicia no ventrículo esquerdo, onde o sangue arterial (altamente oxigenado) será direcionado através da artéria aorta para todo o corpo. Nas áreas periféricas ocorreram trocas gasosas, deixando o sangue desoxigenado. Esse sangue é direcionado por meio da veia cava cranial e da veia cava caudal de volta a coração, onde ambas esvaziam-se no átrio direito, é nessa cavidade onde termina a circulação sistêmica.
A ponto de curiosidade, o volume sanguíneo de um animal domestica corresponde de 6 a 8% do peso corporal, exceto os gatos, onde esse volume corresponde a 4%. E o tempo de circulação necessária para que uma célula sanguínea passe por todo o corpo e retorne ao coração é de aproximadamente 30 segundos em animais de grande porte, 15 segundos em animais de médio porte e 7 segundos nos gatos.
1.2. VASOS SANGUÍNEOS
Os vasos sanguíneos, principais estruturas do sistema circulatório, são formados, basicamente, por três túnicas (intima média e adventícia). A composição e presença das túnicas variam conforme as exigências funcionais locais.
A túnica intima é a camada mais interna do vaso que fica em contato com o sangue, ela é composta pelo endotélio, pela camada subendotelial de tecido conjuntivo frouxo com células musculares ocasionais e pela lamina elástica interna. Essa túnica está presente em todos os vasos e é nutrida pela difusão de metabólitos do sangue que passa em sua luz.
Na túnica média observamos a presença de tecido elástico ou tecido muscular liso. O tecido elástico é formado por diversas laminas elásticas. Pode haver a presença da lamina elástica externa, de material elástico.
A túnica adventícia é composta por tecido conjuntivo denso e frouxo, o qual se continua com o conjuntivo frouxo do órgão onde o vaso está inserido. Possui fibras de colágeno e elásticas. Pode conterfeixes musculares e há a presença de pequenos vasos sanguíneos, os chamados vasavasorum (vaso do vaso) que nutrem essa túnica.
Figura1 – Corte histológico de uma artéria para a observação das túnicas. [1]
1.3. ARTÉRIAS
As artérias transportam sangue do
...