Bem estar
Por: casssiano.guedes • 20/10/2015 • Trabalho acadêmico • 401 Palavras (2 Páginas) • 437 Visualizações
Bem Estar em Equinos
Em equinos a forma mais simples de se observar uma falha no "bem estar" são as alterações de comportamento, especialmente os chamados "comportamentos estereotipados", como:
- aerofagia;
- apetite depravado;
- caminhar constantemente no interior do "box";
- balançar constantemente na porta da cocheira.
Situações de estresse Equinos
O confinamento, a falta de exercício, o consumo rápido do alimento concentrado, a falta de estímulo ambiental, o isolamento ou o agrupamento artificial com animais não são compatíveis são características da criação artificial que geram estresse nos equinos.
Alterações de comportamento, conhecidas como "vícios de cocheira" são a forma mais conhecida de demonstração de estresse social nos equinos.
Algumas situações estressantes que fazem parte da vida de um equino são:
O treinamento, transporte, confinamento e isolamento social.
Os 3 tipos de estresse mais comuns em equinos são:
O estresse social, o estresse pelo transporte e o estresse térmico.
Fatores de estresse Equinos
Como outras espécies animais, os equinos submetidos a viagens como duração superior a 24h, demonstram sinais comportamentais e fisiológicos claros de estresse.
Estas respostas podem ser geradas por fatores físicos como:
-Espaço, ruído, condições da estrada e da viagem (tipo de piso, concentração de amônia e de monóxido de carbono, forma de condução do veículo).
Por fatores psicológicos:
-Falta de experiência, ambiente desconhecido, isolamento do grupo, interações agressivas com companheiros de viagem, maus tratos por responsáveis pela carga e descarga.
5 Liberdades do Bem Estar Animal
1- Livre de sede, fome e má nutrição: providenciando acesso a água fresca e alimento com indicação zootécnica à categoria individual que o equino se encaixa;
2- Livre de desconforto físico e térmico: promovendo ambiente e abrigo com espaço adequado;
3- Livre de dor, injúrias ou doenças: prevenção, rápido diagnóstico e tratamento
4- Livre para expressar o seu comportamento inerente a sua raça e espécie;
5- Livre de medo e estresse: promovendo condições que evitem sofrimento mental
Soluções para o Bem Estar de Equinos
O animal deve ser mantido sempre em um ambiente limpo, arejado e seguro. O criador deve fornecer o máximo de verde possível, água abundante de boa qualidade, não deixar alimentos ao qual o animal já teve acesso no cocho, respeitar os horários de fornecimento de alimento e não fornecer nem água nem alimento se o animal estiver quente, ou seja, cansado de um eventual exercício ou viagem.
É importante também que o cavalo se movimente bastante, tendo seu momento de caminhada para alongar seus músculos, aliviar o estresse, se deitar e se esfregar no solo, assim, ele exercerá sua natureza.
...