EURYTREMA PANCREATICUM
Por: giamorimsz • 16/3/2016 • Pesquisas Acadêmicas • 788 Palavras (4 Páginas) • 3.911 Visualizações
EURYTREMA PANCREATICUM
Parasito de espécie Eurytrema pancreaticum, possui gênero Eurytrema, classe Trematoda e subclasse Digenea. Especie que parasita os bovinos.
CARACTERISTICAS MORFOLOGICAS
Corpo grande, ventosa oral grande, esôfago curto, testículos bem separados e na mesma zona, ovário posterior aos testículos, cecos que não vão ao terço mediano do corpo, acetábulo mediano.
CICLO BIOLOGICO
O E. pancreaticum possui como hospedeiro definitivo os bovinos e hospedeiros intermediários os moluscos terrestres e os gafanhotos. Os ovos saem nas fezes do hospedeiro definitivo e os moluscos ingerem esses ovos que liberam o miracídio no seu intestino. Na cavidade celomática forma-se o esporocisto I e na digestiva, o esporocisto II. Formam-se então as cercarias que saem do molusco com um muco e essas se aderem ao talo do capim, que é ingerido pelo gafanhoto. As cercarias atravessam o tubo digestivo e passam a ser metacercárias na cavidade celomática do gafanhoto, que é ingerido acidentalmente pelo hospeideiro definitivo as comer pasto e as metacercárias passam do intestino e vão se localizar nos ductos pancreáticos, onde se tornam adultos.
PARAMPHISTOMUM CERVI
O Paramphistomum Cervi é do gênero Paramphistomum, família paramphistomatidae, classe trematoda e subclasse digenea. Parasita o rumem os bovinos.
CARACTERISTICAS MORFOLOGICAS
Os P. Cervi possuem os testículos na mesma zona e tamanhos de médio a grande, basicamente as mesmas características do E. Pancreaticum a maior diferença é que não apresentam ventosas genitais.
CICLO BIOLOGICO
Os P. Cervi tem como hospedeiro intermediário os moluscos e como hospedeiro definitivo os bovinos. Os ovos saem nas fezes e liberam no meio ambiente o miracídio que vai a água penetrar no hospedeiro intermediário que são os moluscos, no hepatopancreas deste, passa a esporocisto I. Após, surgem as rédias que originam cercarias e essas saem pelas partes moles do hospedeiro intermediário e na água procuram uma vegetação para se encistarem. O hospedeiro definitivo ingere as metacercárias ao comer o pasto e a membrana cística da metacercária se rompe liberando formas jovens do trematoda que se fixam na porção incial do intestino delgado, o rumem, porém, são mais patogênicos no intestino delgado do que no rúmem.
PLATYNOSOMUM CONCINNUM
A espécie P. Concinnum pertence a classe Trematoda, subclasse Digenea, ordem Plagiorchiida, família Dicrocoeliidae e gênero Platynosomum.
CARACTERISTICAS MORFOLOGIAS
O parasito adulto tem um tamanho que varia de 2,9 a 6,7 milímetros de comprimento, e 0,9 a 1,7 mm de largura, possuem formato achatado e de folha. Os ovos possuem coloração marrom, medem em média, 46 micrometros X 33 micrometros. Não são segmentados, possuem formato semelhante a uma folha, tubo digestivo sem anus, possuem ventosas oral, ventral e genital para fixação
...