EXTRAÇÃO DE DNA A PARTIR DE FRUTAS BIOLOGIA CELULAR
Por: valeriadomingues • 20/11/2019 • Relatório de pesquisa • 729 Palavras (3 Páginas) • 421 Visualizações
CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DOS CAMPOS GERAIS[pic 1]
FACULDADES INTEGRADAS DOS CAMPOS GERAIS
CURSO DE MEDICINA VETERINÁRIA
VALÉRIA REZENDE DOMINGUES
TRABALHO DE BIOLOGIA CELULAR
PONTA GROSSA PR 2019
VALÉRIA REZENDE DOMINGUES
TRABALHO DE BIOLOGIA CELULAR
Aula prática de Extração de DNA de morangos e bananas caturra na disciplina de Biologia Celular do curso de Medicina Veterinária
Orientador: Profa. Dra. Fernanda Prado Elias
PONTA GROSSA PR 2019
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 OBJETIVO 4
3 MATERIAIS E MÉTODOS 4
4 RESULTADO 5
5 CONCLUSÃO 6
REFERENCIAS 6
1 INTRODUÇÃO
O experimento citado abaixo foi desenvolvido durante as aulas de biologia celular sobre supervisão da Professora Dra. Fernanda Prado Elias e consistiu da observação direta do DNA das frutas propostas, sendo elas morangos e banana a olho nu através das paredes de uma pipeta.
O processo pedagógico teve origem ao iniciarmos a aula com o temático núcleo celular.
Vimos que os núcleos celulares contem membrana nuclear porosa por onde passam os RNA’s mensageiros, nucleoplasma e nucléolo. Dentro do nucléolo esta o material genético codificado em moléculas de DNA. Este material genético quando não se encontra em divisão é chamado de cromatina e se encontra difuso, no entanto quando ocorre à divisão celular ele se condensa formando os cromossomos. Os nucléolos consistem sobretudo em DNA aglomerado, que codifica o RNA ribossômico; os nucléolos são observados como corpúsculos esféricos densamente corados no núcleo.(Frandson, 2005).
A estrutura do DNA é como uma dupla hélice retorcida composta por pentose, fosfato e bases hidrogenadas.
2 OBJETIVO
O objetivo central da aula foi a extração de DNA das frutas propostas a partir de uma solução aquosa e álcool.
3 MATERIAIS E MÉTODOS
Para iniciar o experimento a sala foi dividida em quatro grupos e cada grupo trouxe uma fruta de acordo com a proposta inicial e foram entregues os seguintes materiais:
Becker de 150 ml, proveta de 50 ml, copo plástico 150 ml, bastão de vidro, peneira e saco plástico transparente.
Para preparo da solução inicial agua, Na Cl, detergente neutro, e álcool.
Em um Becker foi preparada uma solução inicial de 150 ml de agua, uma colher de chá de Na Cl e uma colher de sopa de detergente neutro misturados levemente com ajuda de um bastão de vidro evitando formar espuma e reservado. Dentro do saco transparente foi adicionada a fruta pertencente a cada grupo, as propostas incluíam uma banana caturra ou 05 morangos maduros, para serem macerados mecanicamente. Em seguida o macerado foi transferido para um recipiente plástico e 50 ml da solução reservada foi adicionada ao macerado e misturada devagar. Essa nova mistura descansou por 30 minutos. A solução do Becker foi descartada e o mesmo higienizado com agua e detergente neutro.
...