A Caprinocultura e Ovinocultura
Por: Karina Garcia • 10/5/2017 • Seminário • 932 Palavras (4 Páginas) • 891 Visualizações
[pic 1] | UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CASSILÂNDIA |
Relatório de aula pratica
Aluno: Geraldo C. C. Gouveia.
Disciplina: Caprinocultura e Ovinocultura
Docente: Prof. Dra. Ana Carolina Alves
UUC – CASSILÂNDIA – MS
JUNHO – 2013
Introdução
Dentre os parasitas mais importantes destaca-se o Haemonchus contortus, nematódeo que se localiza no abomaso e se alimenta de sangue, o que leva o animal a um quadro clínico severo de anemia (VIEIRA, 2005). O controle da haemoncose pode ser realizado através do método FAMACHA. Desenvolvido na África do Sul por Van Wky et al.(1997), este método tem como objetivo identificar clinicamente animais que apresentem diferentes graus de anemia, frente a infecção pelo Haemonchus spp., o que possibilita o tratamento de forma seletiva, sem a necessidade de recorrer a exames laboratoriais, além de vermifugar somente os animais com maior grau de anemia (MOLENTO et al., 2004).
Os principais nematódeos gastrintestinais que parasitam caprinos mantidos em pastagens são: Haemonchus, Ostertágia, Trichostrongylus, Cooperia, Nematodirus, Oesophagostumun e Bunostumun (PUGH, 2004). Esta incidência varia de acordo com diversos fatores, no entanto, há uma predisposição dessa espécie á parasitoses, quando criados em pastagens, mantendo essa infestação persistente devido a sua maior suscetibilidade (RIBEIRO, 1997). O diagnóstico “ante mortem” de infestação por nematódeos, mediante o exame de fezes para investigar a presença de ovos de parasitos, a contagem de ovos por grama de fezes (OPG) é o melhor método para estimar a carga de parasitos – técnica quantitativa McMaster (SOUSA e SANTOS, 1999).
Uma revisão cronológica das publicações relacionadas à CC dos ruminantes demonstrou que Jeffeires (1961), na Escócia, foi quem primeiro idealizou um método de avaliação da CC, baseado em uma escala de 0 a 5 pontos (desde muito magra a muito gorda) e se pontuava por palpação o grau de cobertura tissular da região lombar das ovelhas. A partir de então, a metodologia de avaliação da CC foi estendida aos outros ruminantes, tais como bovinos de corte na Escócia (Lowman et. al.,1976), bovinos de leite na Escócia (SAC, 1976) e caprinos na França (Santucci, 1984)
Aula Pratica
A aula prática foi realizada no setor de criação de animais da UUC onde se tem uma pequena criação de caprinos de raças misturadas. Nesta aula aprendemos a avaliar a idade dos animais através da dentição. Essa avaliação começa pela características dentárias verificando se os dentes são de leite ou permanentes. É possível diferenciar os dentes pela sua coloração tamanho e largura sendo os dentes de leite menores e mais estreitos que os definitivos. Para se fazer a identificação não interessa os molares mais sim os incisivos, conforme vai ocorrendo a troca mais velha é a cabra. Logo após fizemos a avaliação se o animal esta com sintomas de verme pelo método famacha que se resume em somente animais que apresentam a conjuntiva ocular com determinado grau de anemia O exame é feito comparando-se as diferentes tonalidades da mucosa conjuntiva ocular com as existentes em um cartão guia ilustrativo cartela com 5 cores demonstrativas do globo ocular que variam de 1-vermelho robusto, 2-vermelho rosado, 3-rosado, 4-rosado pálido, 5-branco.que auxiliam a tratador a saber se o animal precisa ser desvermifugado , a hora de saber aplicar o vermífugo é quando o olho do animal estiver com os sintomas de 3 a 5 na cartela. O método fachama só pode ser aplicado na onde predomina o Haemochus contortus. Para regiões semi-áridas, animais explorados em regime extensivo devem ser examinados a cada 15 dias no período chuvoso e mensalmente no período seco. Os animais que necessitam ser vermifugados deverão receber uma marcação. A tecnologia beneficia diretamente o produtor, uma vez que apresenta uma relação custo-benefício positiva, além de ser de grande praticidade.
...