A Densidade do Solo
Por: pertubadoagro • 15/5/2017 • Trabalho acadêmico • 919 Palavras (4 Páginas) • 524 Visualizações
[pic 1]
Relatório Solos
Densidade Do Solo
Prof. Dr. Rafael Montanari
Alunos:
Guilherme Ferreira Gechele - 151052671
Henrique Ali Kitagawa - 142055077
SUMÁRIO:
INTRODUÇÃO.............................................................................................................03
MATERIAL E MÉTODOS..........................................................................................04
RESULTADOS E DISCUSSÃO...................................................................................04
CÁLCULOS...................................................................................................................05
CONCLUSÃO................................................................................................................06
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS........................................................................06
INTRODUÇÃO
A densidade aparente (densidade global, ou gravidade específica) pode ser definida como relação existente entre a massa e o volume de um solo seco a 110 ºC, e a soma dos volumes ocupados pelas partículas e pelos poros.
Pelas pressões exercidas pelas camadas superiores do perfil, causando compactação, geralmente a densidade aparente aumenta com a profundidade, reduzindo a porosidade.
Da = g / cm³[pic 2]
Ela depende da natureza, das dimensões e como se encontram as partículas no solo. A fase líquida altera o volume aparente, podendo variar a densidade, conforme a umidade do solo.
É importante durante a coleta de amostras indeformadas, notar o teor de umidade, pelo risco de maior deformação durante a amostragem, por solo muito úmido; ou perda de amostras, se ele estiver muito seco. Imprescindível estimar e registrar o teor de umidade durante a coleta.
[pic 3] [pic 4]
Fonte: http://www.fisicadosolo.ccr.ufsm.quoos.com.br/, e http://www.tensiometro.com.br - respectivamente.
A coleta via método do anel volumétrico ocorre com um anel de aço (anel de Kopeck), volume aprox. 50 cm³ (ou de volume conhecido), com bordos constantes, o qual é cravado no solo ou na parede do perfil; com auxílio do “castelo”, que se acopla no anel para este receber a força do martelo, dirigindo e facilitando a penetração. Retira-se o anel com sobra de terra, depois raspa-se as bordas com uma faca, deixando somente o volume de solo contido no volume do anel. Tal método é prático para maioria dos solos, de consistência argiloso, e perfil sem interferência de raízes/cascalhos; Foi idealizado por Kopeck, e vem sendo usado desde 1914.
MATERIAL E MÉTODOS
- MATERIAIS UTILIZADOS
- Anel de Kopeck
- H2O
- Marreta
- Faca para Toalete
- Castelinho
- Estufa
- Balança analítica
- PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL
O anel é coletado segundo o método do anel volumétrico, onde, dispondo-se de um anel de aço de volume conhecido, coletou-se amostra do perfil de solo, em 1 profundidade. Para uma amostragem de solo, cava-se o solo em forma semelhante à uma escada, em que a cada degrau de 10 cm coleta-se uma amostra, além da amostra superficial (0 – 10 cm). Porém, na aula foi apenas uma profundidade (0 – 10 cm).
0 -10
[pic 5][pic 6][pic 7]
10 - 20[pic 8][pic 9]
20 – 30
O anel foi devidamente raspado com a faca de toalete, e seu volume de solo transferido para um saquinho de amostragem, com massa conhecida, e identificado. A amostra deveria ser levada a estufa a 105 ºC por 16 horas, porém, pelo curto tempo de aula, foi pulado essa parte do procedimento. Por fim, pesou-se a amostra, para efetuar os cálculos.
RESULTADOS E DISCUSSÃO
A massa da amostra bruta foi subtraída da massa do saquinho, obtendo a massa real de solo, que foi dividida pelo volume calculado do anel, obtendo os resultados abaixo.
...