A Evaporação e Evapotranspiração
Por: ataandra vanessa • 26/9/2019 • Trabalho acadêmico • 4.533 Palavras (19 Páginas) • 241 Visualizações
[pic 1] [pic 2]
HIDROLOGIA GERAL
EVAPOTRANSPIRAÇÃO
Discentes: Ataandra Vanessa Galvão da Rocha
Joaquim Batista Neto
Karina Santos Arend
Nathaly Lorena de Souza Ramos
Weslley Deyvisson Silva do Nascimento
Docente: Jonathan Mota
Natal/RN
13 de junho de 2019
Sumário
Evapotranspiração 3
Transpiração: 3
Evaporação 3
Como ocorre o processo de evapotranspiração 3
Tipos de evapotranspiração: 3
a) Evapotranspiração Real: 4
b) Evapotranspiração Potencial: 4
c) Evapotranspiração de referência: 4
d) Evapotranspiração da Cultura: 5
Determinação da evapotranspiração 5
Medição da evapotranspiração 5
1. Métodos de medição direta: 5
2. Métodos de medição indireta: 7
Estimativa da Evapotranspiração 8
A importância da Evapotranspiração 8
Mudanças na taxa de evapotranspiração de acordo com fatores intervenientes 10
a) Disponibilidade da água: 10
b) Radiação solar: 10
c) Umidade relativa do ar: 10
d) Pressão atmosférica: 11
e) Vento: 11
f) Temperatura: 11
g) Forma e profundidade: 11
h) Salinidade da água: 11
Como a floresta e desmatamento influência na evapotranspiração: 11
Curiosidade: Efeito Oásis 12
Considerações Finais 12
Referências 13
Evapotranspiração
Para um melhor entendimento do conceito de evapotranspiração é necessário de início entender primeiro os conceitos de evaporação e transpiração.
Transpiração: É o processo de perda de água de um corpo, decorrente de um aumento da temperatura externa ou interna que a permita fluir para superfície do próprio corpo.
Evaporação: É a passagem, lenta ou gradual, de um estado líquido para o gasoso através da elevação natural ou artificial da temperatura.
Portanto, a evapotranspiração é a perda de água do solo por evaporação e a perda de água da planta por meio da transpiração dos vegetais. O nome se dá através desses dois processos somados, que são simultâneos e precisam ser igualmente mensurados, pois, a evapotranspiração se dá pela somatória desses dois processos juntos.
Como ocorre o processo de evapotranspiração:
A evaporação e a evapotranspiração, fisicamente, dizem respeito ao mesmo fenômeno, que é a mudança de fase da água líquida para a fase gasosa. Que se dá através da radiação solar que ao aquecer o solo, faz com que as partículas de água se quebrem com a agitação das partículas que acaba fazendo com que a água (líquida) passe para a forma de vapor, e como consequência esse ar quente juntamente com o vapor d’água se ascende na atmosfera contribuindo assim para a formação de nuvens. Entretanto, no estudo da evaporação, considera-se apenas a água perdida pelo solo e por superfícies de água livre (p. ex. açudes), enquanto na evapotranspiração leva-se em conta a perda conjunta de água pelo solo e pela planta.
As plantas através de suas raízes captam a água do solo, juntamente com os sais minerais, para realizar o processo de fotossíntese (processo ao qual a planta produz seu próprio alimento, utilizando a radiação solar, água, sais minerais do solo e CO), com a realização deste processo, a planta acaba aquecendo e liberando essa água retirada do subsolo em forma de vapor através dos estômatos (são pequenas aberturas presentes na epiderme das plantas, e cada um deles é circundado por duas células-guarda, que modificam o seu formato para produzir a abertura e o fechamento dos poros e liberar a água em forma de vapor); é possível observar, nos troncos de árvores tombados no chão da floresta, com ajuda do microscópio os dutos condutores de água/nutrientes denominados xilema. É possível ter uma noção de quais períodos de chuva em abundância e/ou tempos de secas através dos anéis de crescimento de árvore, que cresce a cada ano, e dos diâmetros dos xilemas.[pic 3]
...