A PRODUÇÃO DE HORTALIÇAS
Por: WANDERLEY RIBEIRO RODRIGUES JUNIOR • 23/8/2021 • Trabalho acadêmico • 623 Palavras (3 Páginas) • 181 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOÍAS
ESCOLA DE AGRONOMIA
Disciplina: PRODUÇÃO DE HORTALIÇAS
Professora: Abadia dos Reis Nascimento
Discente: Wanderley Ribeiro Rodriguês Júnior
ATIVIDADE 2
CULTURA DA ALFACE (Lactuca sativa L.)
- ORIGEM, IMPORTÂNCIA ECONÔMICA E ALIMENTAR.
R: A origem da alface é a Asia, sua importância denota de ser a 3° hortaliça folhosa mais consumida no Brasil, ficando atrás apenas do tomate e da melancia. O comercio de alface movimenta 8 bilhões de reais por ano com uma produção estimada em 1,5 milhões de toneladas/ano. Além disso, ela é rica em fibras e antioxidantes, o que traz melhoras ao fluxo gastrointestinal, níveis de açúcar no sangue, além de ser um auxiliar na perda de peso por trazer poucas calorias e uma alta sensação de saciedade.
- CLASSIFICAÇÃO E DESCRIÇÃO BOTÂNICAS.
R: Lactuca sativa – herbácea da família Asteraceae amplamente plantada devido a suas folhas.
- VARIEDADES CULTIVADAS CONFORME OS TIPOS
R: - Alface americana
- Alface crespa
- Alface frisada
- Alface lisa
- Alface mimosa
- Alface romana
- Alface roxa
- EXIGÊNCIA CLIMÁTICA E ÉPOCA DE PLANTIO
R: por ser uma cultura de clima temperado, exige temperaturas mais amenas e dias mais curtos para um retardamento da floração, na germinação, recomenda-se temperaturas entre 7 e 24°C. A maioria das espécies de alface pode ser plantada o ano todo, porém, a americana deve ser plantada entre fevereiro a agosto.
- TIPOS DE CULTIVO E ADUBAÇÃO
R: Cultivo orgânico baseado em técnicas de menor agressão ao meio ambiente e a saúde das pessoas e o cultivo convencional, baseado no manejo de forma mais fácil e barata mas que não agrega o valor que o cultivo orgânico detêm. As adubações podem ser, orgânica, a partir de esterco, biofertilizantes ou outro tipo de adubação verde e adubação química a partir de compostos minerais.
- TRATOS CULTURAIS:
R: A alface possui raízes muito delicadas e a planta é exigente nos aspectos nutricionais, hídricos e físicos do solo. O preparo do solo pode ser feito com aração, gradagem ou enxada rotativa, entretanto, para minimizar o revolvimento do solo deve-se dar preferência ao uso de canteiros semidefinitivos, cultivo mínimo ou plantio direto. Em relação as adubações, a liberação de nutrientes pelos adubos orgânicos são lentas e, portanto, o fracionamento da adubação como recomendado para o cultivo convencional pode não surtir o mesmo efeito
...