As Estimativas de Evapotranspiração em Agrometeorologia
Por: Renata Fernanda Pasinato • 17/10/2019 • Trabalho acadêmico • 910 Palavras (4 Páginas) • 183 Visualizações
Instituto Federal Catarinense
Campus Concórdia
Curso: Agronomia
Disc. Agrometeorologia e Climatologia
Aluno: Renata Fernanda Pasinato Data: 07/05/2018
Exercício 5
O exercício deverá ser feito individualmente e a data de entrega é 07/05/2018 (segunda-feira) até 23h59min, via e-mail volmir.kist@ifc.edu.br
- Estime a evapotranspiração potencial no mês de seu aniversário, para um local cuja latitude sul corresponda ao dia de seu aniversário, por meio dos métodos de Thornthwaite, Camargo e Tanque Classe A (considere uma bordadura de 10m). Discorre sobre os resultados obtidos.
Os dados utilizados para a realização dos seguintes cálculos de Evapotranspiração Potencial (ETP ou ETo) foram obtidos por meio do site do Instituto Nacional de Meteorologia, o INMET, em estações automáticas. O local utilizado corresponde a latitude 23º Sul, sendo este São Paulo, SP, que situa-se a uma longitude de 46° e à 771 metros de altitude, os dados correspondem ao mês de setembro de 2017, da estação São Paulo-SESC Interlagos-A771.
Estimou-se a Evapotranspiração Potencial por meio de três métodos: o do Thornthwaite, pelo método de Camargo e pelo método do Tanque de Classe A.
Método de Thornthwaite
Este foi um dos primeiros métodos desenvolvidos exclusivamente para se calcular a evapotranspiração potencial mensal.
Para a estimativa da evapotranspiração potencial (ETP) pelo método de Thornthwaite, utilizou-se a fórmula apresentada por Pereira et al. (2007), quando a temperatura instantânea média do ar é: 0 ≤ Tn ≤ 26,0 ºC:
[pic 1]
Em que Tn, é a temperatura instantânea média do ar do mês (sendo que esta foi calculada pelo método de Estações Automáticas, apresentado por Pereira et al. (2007), (como segue abaixo), I a um índice que expressa o nível de calor disponível na região e a um índice térmico regional, sendo I e a duas constantes adimensionais.
Cálculo da temperatura média:
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
Para calcular I usa-se a fórmula de Pereira et al. (2007):
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
Para a:
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
A partir de Tn, I e a pode-se, então, realizar o cálculo para estimar a evapotranspiração pelo método de Thornthwaite, fazendo-se:
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
O valor de ETp calculado, por definição, representa o total mensal de evapotranspiração que ocorreria naquelas condições térmicas, para um mês padrão de 30 dias, em que cada dia teria 12 horas de fotoperíodo (Thornthwaite, 1948). Portanto, para se obter o ETP do mês corresponde, esse valor de ETp deve ser corrigido em função do número real de dias e do fotoperíodo do mês, ou seja,
[pic 14]
Em que Cor é calculado por:
[pic 15]
[pic 16]
[pic 17]
Assim:
[pic 18]
[pic 19]
[pic 20]
Método de Camargo
Para estimar a evapotranspiração pelo método de Camargo, utilizou-se a fórmula segundo Pereira et al. (2007), dada por:
[pic 21]
Em que Qo é a irradiância solar global extraterrestre, retirada da Tabela 12.3 apresentada por Pereira et al. (2007). O T expressa temperatura média já calculada anteriormente e o ND é o número de dias do período utilizado, 30 por se tratar do mês de setembro. Assim, Qo é 13,1, T é 22,8ºC e ND é 30 dias. Substituindo na fórmula obtem-se:
[pic 22]
[pic 23]
Essa fórmula facilita a estimativa de ETP pois não há necessidade de se conhecer a temperatura média anual (normal) e reproduz bem os valores estimados pelo método de Thornthwaite.
Método do tanque Classe A
O método do tanque Classe A, é expresso pela equação apresentada por Pereira et al. (2007):
[pic 24]
Em que ECA é um valor diário do tanque estipulado e mantido em 8,3 e Kp uma constante menor que 1 calculada segundo Pereira et al. (2007):
[pic 25]
Onde U é a velocidade do vento em km/dia, B a bordadura do tanque (10m) e UR a umidade relativa do ar em porcentagem.
Para calcular U se utilizou dados de velocidade do vento e fez-se a média por somatório e divisão pelo número de termos:
...