CLIMATOLOGIA NOÇÕES BÁSICAS E CLIMAS DO BRASIL
Por: Ellen Cristiane • 15/8/2016 • Trabalho acadêmico • 1.805 Palavras (8 Páginas) • 949 Visualizações
AGES
FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS
COLEGIADO DE ENGENHARIA AGRONÔMICA
ÉLLEN CRISTIANE DA SILVA LINS
CLIMATOLOGIA NOÇÕES BÁSICAS E CLIMAS DO BRASIL
Fichamento apresentado no curso de Engenharia Agronômica da Faculdade AGES como um dos pré-requisitos para a obtenção da nota parcial da disciplina Agrometeorologia no 1º período, sob orientação do Prof. Núria Mariana.
Paripiranga
Abril de 2016
MENDONÇA, F.; DANNI-OLIVEIRA, I. M. Climatologia: noções básicas e climas do Brasil. São Paulo: Oficina de Textos, 2007.
Esta obra nos mostra que no começo da história da humanidade, havia entre os primeiros habitantes da terra a necessidade do conhecimento climatológico da atmosfera. O homem daquela época tinha pouca capacidade para a compreensão dos fenômenos que outrora ocorria na terra, a ocorrência de eventos meteorológicos causavam temor nas pessoas que por sua vez, veneravam a isto como deuses.
Por longos períodos a humanidade vivia neste dilema, entender o porque da existência de tais eventos que surgiam na atmosfera. Gradativamente o Ser Humano desenvolveu técnicas para a compreensão da atmosfera e grandes filósofos surgiram também deixando suas invenções tecnólogas para aquela época, porém com o advento da igreja medieval o incentivo pelas buscas dos conhecimentos foram represados.
Com os surgimentos de guerras, permitiu-se a criação de inúmeros aparelhos para a medição dos elementos atmosféricos de maior precisão. Conforme dizem os autores Mendonça & Danni-Oliveira (2007, p.12) “O lançamento de satélites meteorológicos, a partir de 1960, permitiu a análise e o monitoramento minuto a minuto das condições atmosféricas em escalas regional e planetária”. Estas importantes descobertas contribuíram para os avanços na pesquisa climatológica da terra, hodiernos a existência de organizações que pesquisam e controlam as principais atividades atmosféricas.
Com estas e outras evoluções no campo da pesquisa científica sobre a atmosfera, surge então a Meteorologia e a Climatologia como ciências, que estudam e elaboram os principais conceitos pertinentes aos fenômenos associados ao comportamento atmosférico. A meteorologia como ciência compreende a forma física da terra, relacionados aos eventos que ocorrem como: raios, trovões, nuvem, ventos, chuvas, radiações solares e etc. Desse modo a climatologia compreende e analisa os fenômenos atmosféricos, colaborando com a interpretação científica para a Meteorologia e Geografia.
O estudo de climatológico do Brasil compreende-se por um país localizado quase todo na faixa intertropical do planeta, por isso chama-se de Brasil um país “tropical” pois recebe intensas radiações solares e portanto elevadas temperaturas, apresenta também clima quente e úmido. Portanto os conhecimentos climatológicos na América do Sul como o Brasil surgiu tardiamente, porém era de preocupação apenas conhecer sua influência sobre as práticas agrícolas.
Observa-se que o Brasil fora colonizado e explorado, mas aos surgimentos de tais conhecimentos climatológicos, aconteceu de forma imprecisa e essa busca cognitiva pelos meteorologistas e climatólogos fez-se sobre péssimas condições, que se refletiram pela inconfiabilidade dos resultados. Se refletem a isso o pobre acervo históricos de documentos sobre as características atmosféricas e climáticas do Brasil.
Em climatologia estuda-se os aspectos climáticos em função do tempo, assim como também outros fenômenos que acontecem na atmosfera. O clima se subdivide em: macroclima, mesoclima e microclima. Conforme diz (Mendonça & Danni-Oliveira, 2007), o macroclima é uma unidade de maior grandeza climática, que torna a representação da dimensão climatológica no planeta e engloba a superfície terrestre em sua totalidade. O mesoclima está interposto as grandezas maiores e menores, caracteriza a partes no globo como florestas, vale, montanhas e etc. O microclima representa uma escala climática equívoca, pois suas representações estão entre as pequenas unidades métricas que chegam em torno de centímetros ou milímetros.
Como outrora mencionado, a climatologia aborda os fenômenos relacionados aos ciclos atmosféricos e importa a compreensão da composição atmosférica. A atmosfera é um grande sistema complexo, composta por gases essenciais que preservam a vida no planeta terra, esses gases atuam como absorvedores da radiação solar, ou seja, impedem que a terra receba intensas radiações que causem prejuízos a todas as formas de vida no planeta terra.
A atmosfera possui subcamadas que as diferenciam de seus constituintes físicos, portanto existe uma camada muito importante entre tantas outras a troposfera, nela os processos que ocorrem são meritório pois segundo os autores (Mendonça & Danni-Oliveira, 2007), na Troposfera acontece um fenômeno em que a Termosfera e a Estratosfera impossibilitam que as curtas radiações solares desfavoráveis culminem a terra, protegendo assim as diversas formas de vida. E na Troposfera que se controlam os fluxos de matéria e energia, constitui uma camada fundamental para o controle das ondas eletromagnéticas emitidas pela radiação solar.
Destaca-se nesta obra que para compreender as interações entre os elementos e fatores climáticos, necessário é investigar as ações sobre os elementos como: temperatura do ar, umidade do ar e pressão atmosférica. Se constituem os principais fatores da existência de várias formas de climas. Para os autores (Mendonça & Danni-Oliveira, 2007), estes elementos climáticos são intervistos pela variedade geográfica e se demonstram por intermédio da precipitação, vento, nebulosidade, ondas de calor e frio.
Os autores deste livro explicam a atuação da latitude, o relevo, vegetação, mares e os oceanos sobre o clima de um determinado lugar e este se associa ao mesoclima. Para a melhor compreensão de como atuam estes elementos no espaço e tempo, precisa-se entender o conceito de temperatura do ar, umidade do ar e pressão atmosférica. Segundo afirma (Mendonça & Danni-Oliveira, 2007), a temperatura do ar, ou seja, o campo térmico é o parâmetro do calor sensível do ar que nele está acondicionado e é medido por termômetro, sua grandeza representa em graus Celsius ou Fahrenheit. A umidade do ar se refere ao campo Higrométrico, isto é, a concentração de moléculas de água e oxigênio existente na Troposfera, portanto a existência desses elementos químicos dependem do solo, vegetação, rios e etc. A pressão atmosférica quer dizer, campo Barométrico ou o movimento do ar, ou seja, a influência da densidade do ar sobre a atmosfera.
...