Descrição de perfila de solo a campo
Por: gilvan44 • 5/10/2018 • Relatório de pesquisa • 829 Palavras (4 Páginas) • 369 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ACRE – UFAC
GILVAN LOPES
JANAIRA FERREIRA
JÁINA PAIVA
MARIA APARECIDA
WILLIANE BIANCA
DESCRIÇÃO DE PERFIL DE SOLO A CAMPO
RIO BRANCO, AC
2015
Gilvan Lopes
Janaira Ferreira
Jáina Paiva
Maria Aparecida
Williane Bianca
DESCRIÇÃO DE PERFIL DE SOLO A CAMPO
Trabalho apresentado como requisito parcial para obtenção de aprovação na disciplina Gênese Morfologia e Física do solo, no Curso de Engenharia Florestal, na Universidade Federal do Acre.
Prof. Lya Beiruth
RIO BRANCO, AC
2015
SUMÁRIO
1 Introdução...............................................................................................4
2 Descrição geral.......................................................................................5
3 Descrição morfológica...........................................................................6
4 Considerações finais..............................................................................7
5 Referências bibliográficas......................................................................8
ANEXO A – Ficha de caracterização morfológica do perfil de solo......9
ANEXO B – Imagens...................................................................................11
- INTRODUÇÃO
O presente relatório tem por objetivo descrever o perfil de solo a campo de atividade realizada no dia 30/12 /2014, no parque Zoobotânico da Universidade Federal do Acre.
As descrições a seguir foram realizadas com base fornecidas pelo Manual de Descrição de Solo no Campo e ainda através de informações obtidas nas aulas teóricas e prática.
O relatório se divide nas seguintes partes: descrição geral, descrição morfológica, considerações finais e referências.
A descrição de solo a campo é obtida através de um conjunto de características morfológicas que constitui a base fundamental para sua identificação. As principais características observadas na descrição do perfil de solo são: espessura dos horizontes, cor, textura, estrutura, porosidade, consistênciae transição dos horizontes.
Ao chegar na trincheira o primeiro procedimento é o da limpeza da trincheira, caso esta já esteja aberta, essa limpeza é feita com o auxílio da pá reta, a parte a ser limpa é a do perfil a ser descrita.
Em seguida faz-se a escarificacao para tirar o alisamento do perfil, depois é feito a identificação dos horizontes e separação dos mesmos. Os horizontes identificados foram o superficial ap, e os subsuperficial Bt, e Btf.
A cor deve ser descrita por comparação a uma escala padronizada. A mais usada e usada para esse trabalho é a “Tabela Munsell”, que consiste em mais ou menos 170 retângulos com colorações diversas, arranjadas num livro de folhas destacáveis. A anotação da cor é feita comparando-se um fragmento ou torrão de um determinado horizonte com esses retângulos.
Depois de identificada a cor de cada Horizonte do perfil, identificasse a textura do solo, através de torrões retirados do perfil. A textura do solo é caracterizada por um conjunto de partículas individuais, embora interligadas, que apresentam tamanhos variados, são elas o silte, a areia e a argila. Para examinar e descrever a estrutura de um horizonte do solo, retira-se de um determinado horizonte um bloco (torrão), com uma faca ou um martelo. Depois de separados, verifica-se sua forma, tamanho e grau de desenvolvimento dentro e entre esses agregados. São identificados porosidade seu tipo e tamanho , sua consistência e seus estados de umidade. Todos os dados obtidos em campo são passados para uma planilha que se encontra em anexo.
2 DESCRIÇÃO GERAL
PERFIL 01
DATA 16-12-2014
CLASSIFICAÇÃO ANTERIOR – Não informado.
CLASSIFICAÇÃO SiBCS – Não informado.
UNIDADE DE MAPEAMENTO – Não informado.
LOCALIZAÇÃO, MUNICÍPIO, ESTADO E COORDENADAS – Rodovia BR 364-KM 04; UFAC; Rio Branco – ACRE.
SITUAÇÃO, DECLIVE E COBERTURA VEGETAL SOBRE O PERFIL – Descrição realizada em relevo suave ondulado, com (3-8%) de declive, sob floresta tropical
ALTITUDE – Não informado.
LITOLOGIA – Não informado.
FORMAÇÃO GEOLÓGICA – Não informado
CRONOLOGIA – Não informado.
...