HORTICULTURA ECOLÓGICA
Por: gladismax • 22/8/2016 • Ensaio • 687 Palavras (3 Páginas) • 339 Visualizações
HORTICULTURA ECOLÓGICA
Na horticultura ecológica, a maior dificuldade estaria na escala, pois as experiências de maior sucesso econômico financeiro são em escala artesanal. Esta atividade é encarada com embasamento cientifico e com amplo espaço para pesquisas, apresenta produtividade maior por unidade de área e requer menos investimento e insumos, quando comparada a horticultura de grande escala. Outra dificuldade apontada é a questão de sementes, sendo que 99% são importadas.
Etapas da produção ecológica de hortaliças
Planejamento: estudar a capacidade de absorção do mercado, a demanda de produtos com as respectivas épocas de entrega. Este se constitui no cronograma quantiqualitativo da produção, com isso define-se o potencial de produção, e calcula-se as necessidades de sementes, mudas, canteiros e insumos, o que constitui o calendário de plantio.
Implantação: destaca-se a importância de sementes e mudas de qualidade, que devem ser preparadas em ambiente controlado com uso de bandejas de isopor para garantia de mudas de maior qualidade; entretanto, os produtores desenvolvem suas próprias alternativas de produção de mudas conforme suas condições.
Minhocário: usado para a produção de húmus para formação do substrato para uso nas bandejas na produção de mudas.
Local da horta: o solo deve ser de boa qualidade, rico em matéria orgânica, sendo que esta vai se formando ao longo da produção, melhorando a estrutura e a textura do solo. Entre as praticas recomendadas estão o não revolvimento do solo deixando solo sempre coberto, não usar herbicida, ter a noção de que não existem ervas daninhas, e sim indicadores, com função no controle de predadores e agregadoras de matéria orgânica. A vegetação original dos canteiros somente precisa ser roçada, pois vai proteger o sistema radicular, estrutura do solo, reincorporar matéria orgânica e economizar mão de obra.
Adubação: a adubação é feita para alimentar a vida do solo, disponibilizando às plantas os nutrientes necessários. No plantio ecológico de hortaliças o solo é adubado por meio de canteiros elevados, podendo ser usado por vários plantios sucessivos em rotação.
Cobertura do solo: a cobertura morta do solo é feita com resíduos orgânicos, como serragem, restos de culturas e jornal, esta protege o solo contra impactos das gotas de chuva, diminui o escorrimento superficial, contribui para a manutenção da temperatura do solo e protege da incidência direta dos raios solares, mantendo o solo mais úmido. A cobertura viva consiste nas ervas nativas e em plantas cultivadas, cumprindo a função de manter o solo mais aerado e com maior atividade biológica, com fixação de nitrogênio atmosférico e solubilização de nutrientes. Além disso, estas plantas servem de alimento para os insetos, que assim deixam de atacar as hortaliças.
Hortaliças: as plantas devem conter características adaptadas a região e época do ano. Há que se ter cuidado com variedades hibridas, que podem comprometer o equilíbrio do sistema e não produz sementes viáveis, tornando o produtor dependente.
Manejo da horta: a horta deve ser diversificada entre plantas nativas e cultivadas, para que não ocorram desequilíbrios e assim não comprometam a produção de hortaliças. A diversidade aproxima a produção de um sistema parecido à natureza, garante segurança alimentar, diversifica a renda, aproveita o ciclo natural dos nutrientes e diminui a ocorrência de organismos danosos.
...