Introdução Protozooa
Por: Mario Fernando • 19/3/2016 • Trabalho acadêmico • 864 Palavras (4 Páginas) • 367 Visualizações
Introdução
Euglena
A euglena pertence a classe dos mastigophora (flagelados) de subclasse phytomastigophorea. O seu corpo delicado de cor verde devido aos cloroplastos, contendo clorofila que frequentemente preenche seu citoplasma, mede ate 0,1mm de comprimento e de forma constante com uma extremidade anterior arredondada que habitualmente se desloca dirigindo para frente. O seu movimento é feito através do flagelo que bate para traz e para frente para arrastar a euglena através da água. A euglena reage a luz nadando na direção de uma fonte de intensidade favorável. Sua nutrição é de forma halofitica pela qual os alimente são sintetizados dentro do corpo, processo esse feito por fotossíntese, através da ação da clorofila na presença da luz. Também por nutrição saprofítica, onde ela absorve os nutrientes dissolvidos na água na qual vive. Reproduz-se por Fissão Binária longitudinal, processo que ocorre quando o núcleo dividi-se em dois por mitose, então as organelas anteriores (flagelados, blifaroplasto, citofaringe, reservatório e estigma) são duplicados e o organismo fendi-se em dois longitudinalmente. A euglena também pode perder o flagelo, encistar e então dividir-se por divisão longitudinal. Pode haver multiplicação ulterior por divisão longitudinal, resultando em cistos que contem 16 ou 32 euglenas-filho.
Entomoeba
Pertencente a classe dos Sarcodinas (Amebas), vive principalmente no trato digestivos de vertebrados terrestres, estas amebas podem formar cistos resistentes pelos quais passam de um hospedeiro infectado para outros indivíduos ela pode mover-se, capturar, digerir e assimilar alimentos complexos, eliminar resíduos não digeridos, respirar, produzir secreção e excreções, responder a mudanças de vários tipos, tanto do alimento interno como o externo, crescer e reproduzir-se, é uma massa de protoplasma clara, incolor, gelatinosa de ate 0,60mm preenchido de liquido. Move-se formando e estendendo projeções temporárias digiformes em qualquer lugar do seu corpo, fluxo irregular este chamado de movimento ameboide. Três aspectos importantes da locomoção, fixação de substrato possivelmente por uma secreção, transformação do plasmagel em plasmassol na extremidade posterior e o processo oposto na extremidade anterior do protozoário; e um aumento na força elástica do plasmagel a medida que ele passa para trás. Alimenta-se de outros protozoários, algas, rotíferos e protoplasma morto; preferindo pequenos flagelados e ciliados vivos. Ela pode comer vários paremecios ou varias centenas de pequenos flagelados diariamente e mostra-se capaz e selecionar o alimento. A ameba estende pseudopodas que circundam o alimento, o qual com alguma água é incluído no endoplasma como um vacúolo digestivo. Sua respiração é feita através do oxigênio dissolvido na água na qual ela vive. Difundindo-se através da membrana celular, como na respiração interna das células nos animais superiores que retiram seu oxigênio do sangue e de outros líquidos do corpo. Sua reprodução é feita por fisssão binária. O corpo celular torna-se esférico e coberto por pseudópodos curtos, depois alonga-se e finalmente constringe-se em duas partes; enquanto isso o nucleo dividiu-se por mitose.
Paramecium
Pertencente a classe Ciliata (ciliados ou infusorios) possuem cílios durante toda a vida, os quais servem para locomoção e para capturar alimentos. Um ciliado comum em água doce que contenha alguma vegetação em decomposição. Descritos em 13 espécies que diferem de tamanho e forma, estrutura e reações bioquímicas e reprodutivas. P. aurelia mede 0,1 a 0,2mm de comprimento e P. caudatum mede 0,15 a 0,3mm. Paramecium e ciliados semelhantes tem sistema complexo de organelas associados com a película e os cílios. Movimenta-se através dos cílios que batem para traz, para deslocá-lo para frente e como sua vibrações são obliquas o animal gira em seu eixo longitudinal. Os cílios do sulco oral batem mais vigorosamente que os outros de modo que a extremidade anterior desvia-se aboralmente. O efeito combinado move o animal para frente em um curso espiral. Para nadar para trás o batimento ciliar é invertido como também o percurso da rotação. Se quando nadando para frente, o paramecio encontra algum estimulo químico desfavorável, ele executa uma reação de repulso, o batimento ciliar inverte-se e o animal então move-se para trás. O paramecio alimenta-se de bactérias, pequenos protozoários, algas e fermento. O batimento constante dos cílios no sulco ora impulsiona uma corrente de água contendo alimento na direção do citostoma e movimentos do peniculo reúnem o alimento na extremidade posterior da citosfaringe em um vacúolo aquoso. Como na ameba, o alimento é digerido pela ação de enzimas secretadas pelo endoplasma. Sua respiração corresponde a respiração interna das células nos animais multicelulares onde o oxigênio dissolvido na água circundante difundi-se através da película e então por todo organismo. Os vacúolos contrateis regulam o conteúdo de água do corpo e podem servir também na excreção de restos nitrogenados como ureia e amônia. Reproduz por divisão e também passa por vários tipos de reorganização nuclear (conjugação, autogamia e outros). Na divisão binária o micronúcleo dividi-se por mitose em dois que se movem para extremidades oposta da célula e o micronúcleo dividi-se transversalmente por amitose, uma segunda faringe forma-se, dois novos vacúolos contrateis aparecem e então um sulco transversal dividi o citoplasma em duas partes. A divisão requer cerca de duas horas para completar-se e pode ocorrer uma ou quatro vezes por dia, reproduzindo 2 a 16 indivíduos. Todos aqueles que resultam de divisão de um único individuo são conhecidos coletivamente como um clone. Ate 1600 gerações por ano podem ser reproduzidas.
...