Modelo Relatorio dia de Campo
Por: lucky_souza • 23/3/2016 • Ensaio • 633 Palavras (3 Páginas) • 8.614 Visualizações
Dia de Campo em Piscicultura – Pinhal da Serra
Empresa Executora: Luciano de Souza Treinamentos
Técnicos: Luciano de Souza e Rafael Grunitzky
Município: Pinhal da Serra - RS
RELATÓRIO DE ATIVIDADES
1 - Atividade: Primeiro Dia de Campo sobre Situação Construção e Preparo de Viveiros
2 - Data: 27/11/2015
3 - Local: Propriedade Família Pradelli
4 - Número de Participantes: 16
5 – DESCRIÇÃO
5.1- Material e métodos
Iniciou-se a reunião às 14:30 com a recepção dos produtores e encaminhamento dos mesmos ao local preparado para o encontro.
No primeiro momento, dirigimo-nos todas ao viveiro para realizar a soltura dos alevinos que foram trazidos de outra região, pela razão de não ter disponível em Pinhal da Serra – RS, foi feito uma inicial orientação de como realizar essa soltura, onde apssou-se pela aclimatização dos pacotes trazidos com a água do viveiro, para termos uma variação mínima de temperatura, para que estes alevinos não sofram choque térmico no momento da soltura, onde os produtores participantes participaram desta etapa.
Posterior a isto foi feita a demonstração da ração que será realizada neste primeiro momento, onde os alevinos são muitos pequenos onde a ração precisa ser compatível a necessidade dos mesmos, até mesmo foi lançado ao viveiro uma pequena quantidade para que estes alevinos já sintam-se familiarizados com a ração, já que estes já provem de uma unidade onde estes já estavam sendo alimentados normalmente.
Realizou-se então uma palestra, ministrada pelo tecnicos Sr. Luciano de Souza tec em aquicultura e Sr. Rafael Grunitzky med. veterinário, abordando como temas principais, primeiramente, o panorama da piscicultura nacional,, e na sequência, construção e preparo dos viveiros. Dentro do primeiro tema apresentaram-se aos produtores os dados da evolução da aquicultura em relação à quantidade produzida e de acordo com o passar dos anos; de quais as espécies mais cultivadas; da evolução do cultivo da tilápia; em nosso país, configurando dessa forma o cenário atual e as perspectivas quanto à área aquícola e agropecuária. Além destes informou-se aos produtores a importância de uma boa assistência técnica que de fato oriente as unidades aquícolas e seus respectivos projetos de crédito auxiliares. No segundo tema, foi feita um rodizio entre os palestrantes falando sobre os cuidados e deveres na construção de um viveiro de produção, e também como preparar este viveiro para poder receber os alevinos de forma adequada bem fertilizado, com presença de alimento natural disponível a estes alevinos que serão alojados no viveiro, passando aos produtores o passo a passo de como agir após a construção ate o povoamento.
Como apoio audiovisual à palestra ministrada utilizou-se projetor multimídia e uma apresentação de slides, bastante ilustrativa, informativa e didática.
Ao término da palestra abriu-se espaço para uma mesa redonda onde os produtores poderam fazer perguntas e argumentar as respostas.
5.2 - Abordagem
Já durante a acolhida e recepção dos produtores deixou-se muito clara a intenção de realizar uma conversa, e não uma palestra onde apenas um fala e os outros ouvem. Fato este alcançado com êxito devido à plena interação entre todos os participantes.
...