O ANTHONY SOLLAN FAGUNDES CRUVINEL WEVERTON LOPES FERREIRA ALVES
Por: gameplays#soprateste2k fernando • 12/10/2021 • Projeto de pesquisa • 3.741 Palavras (15 Páginas) • 197 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
ANTHONY SOLLAN FAGUNDES CRUVINEL
WEVERTON LOPES FERREIRA ALVES
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
SUMÁRIO
1.INTRODUÇÃO
2. TAREFA 1 - IRRIGAÇÃO E DRENAGEM
2.1 Lâmina liquida e bruta de irrigação
2.2 Necessidade hídrica total do ciclo de plantio
2.3 Turno de rega (TR) necessário para cada estádio
3. TAREFA 2 - MÁQUINAS E MECANIZAÇÃO AGRÍCOLA
3.1 Tempo necessário para fazer a aração
3.2 Tempo necessário para fazer a gradagem
3.3 Dias necessários para finalizar a utilização dos implementos
3.4 Consumo de combustível por hora e o custo do combustível (Diesel) consumido para realizar a aração e a gradagem.
4. TAREFA 3 - CONTROLE E QUALIDADE DE PRODUTOS VEGETAIS E ANIMAIS
4.1 Ação para o controle de qualidade de trigo cultivado
4.2 Conservação de segurança no armazenamento do trigo
5. TAREFA 4 - ECONOMIA E ADMINISTRAÇÃO RURAL E
6. TAREFA 5 - FITOTECNIA: ARROZ, FEIJÃO E TRIGO
7. CONSIDERAÇÕS FINAIS
8. REFERÊNCIAS
- INTRODUÇÃO
.
A proposta da Produção Textual Interdisciplinar em Grupo (PTG) tem como temática a “Consultoria em cultivo de arroz e trigo para produtor rural”, para que de forma interdisciplinar desenvolver os conteúdos das disciplinas desse semestre.
Esse trabalho tem como objetivos: Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas práticos relativos à profissão; Compreender a situação-problema, e utilizar os conhecimentos das disciplinas para desenvolver as respectivas tarefas; Aplicar os conhecimentos sobre implantação, sistemas de produção e de manejo de lavouras de arroz, feijão e trigo; Melhorar a visão global sobre a propriedade rural no planejamento da atividade agrícola e Compreender os conceitos de dimensionamento de operações de mecanização em diferentes lavouras.
No capítulo 1 sobre irrigação e drenagem, será destacada a cultura do trigo e sua irrigação, mostrando a importância e os cálculos referentes ao ema. No capítulo 2 será mostrado os cálculos e formas para o uso de máquinas e Mecanização agrícola apresentando como se calcula combustível, velocidade e tempo. No capítulo seguinte o controle e qualidade de Produtos vegetais e animais, as possibilidades de armazenamento pré e pós colheita, como as melhores maneiras de controle de qualidade do trigo. No capitulo 4 Economia e administração rural apresenta-se o trade off, onde busca-se compreender a importância de conhecer a cultura, seus custos e benefícios e para finalizar Fitotecnia: Arroz, feijão e trigo, onde será destacado o trigo irrigado.
Para tal foi realizada uma pesquisa bibliográfica descritiva em diversos sites, artigos e livros a fim de elucidar os problemas apresentados na situação geradora.
2. TAREFA 1 – IRRIGAÇÃO E DRENAGEM
A irrigação é uma importante tecnologia que tem como objetivos fornecer água às culturas no momento e na qualidade certa. Um manejo de forma adequada, em um sistema de irrigação pode proporcionar maior eficiência do uso da água, aumentando assim a produtividade das culturas, e por consequência diminui os custos de produção e, ocorre o maior retorno dos investimentos.
Hargreaves (2000) destaca que a irrigação é o principal instrumento para manter o agricultor no campo e possibilitar seu desenvolvimento econômico e social. A prática de irrigação que vem sendo utilizada pelos agricultores permite manter um suprimento regular de água para as plantas e, associada às demais práticas agrícolas, torna-se um fator de garantia para a realização de boa colheita.
O trigo é um dos cereais mais cultivados no mundo Tem tradição na Região Sul do Brasil, devido as condições climáticas que vem sofrendo variações, principalmente no inverno, época em que esse cereal é cultivado e em que os dados pluviométricos são baixos ou apresentam fortes características de déficit (SOARES et al., 2004).
O trigo é uma espécie que pode produzir afilhos com espigas férteis. A produção de grãos em trigo é representada, pela produção dos afilhos, estando as plantas suficientemente espaçadas para estimular um adequado afilhamento. (MUNDSTOCK, 1999).
. Segundo Schlehuber et al. (1967), o trigo tem razoável tolerância à seca quando comparado com outras culturas, em virtude de sua maior eficiência de uso de água, provavelmente por ser originário de regiões semi-áridas. No entanto, como na maioria das culturas, ocorre uma resposta significativa do trigo à irrigação quando ocorre deficiência hídrica (FARIA, 1987).
O cultivo de trigo requer alguns cuidados para garantir sucesso na produtividade. Por isso, é importante se planejar e entender as particularidades dessa cultura. O recomendado é que a semeadura seja realizada no período indicado para cada município conforme o zoneamento agrícola para a cultura de trigo. É importante ressaltar que para suas diferentes fases o trigo tem suas particularidades.
2.1 Lâmina liquida e bruta de irrigação
Irrigação real necessária (IRN) ou lâmina líquida
Representa o consumo real de água pela cultura expressa em lâmina de água, a qual deverá ser adicionada ao solo para suprir a necessidade da planta.
IRN = (Cc - Pm) x Ds x Z x f
IRN= (35 – 20) X 1,35 X 35 X 0,45
IRN = 15 X 1,35 X 35 X ,0,45
IRN = 318,9375 / 10 = 31,89375 mm
Onde:
IRN é a irrigação real necessária (mm);
CC é a capacidade de campo com base em volume (cm³ água/cm³ solo);
Pm é o ponto de murcha permanente (cm³ água/cm³ solo);
Ds é a densidade do solo (g / cm³);
Z é a profundidade efetiva do sistema radicular (cm);
f é o fator de disponibilidade
Irrigação total necessária (ITN) ou lâmina bruta
Representa a quantidade de água necessária para a planta:
...