O EFEITO ESTUFA E AQUECIMENTO GLOBAL
Por: DanSantos1 • 21/10/2017 • Trabalho acadêmico • 2.439 Palavras (10 Páginas) • 627 Visualizações
[pic 1]
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO NA REFORMA AGRÁRIA
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RECÔNCAVO DA BAHIA
ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA DO SERTÃO
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM AGROEOLOGIA
EFEITO ESTUFA E AQUECIMENTO GLOBAL
DANIEL SANTOS SOUZA
Monte Santo – BA
2017
DANIEL SANTOS SOUZA
EFEITO ESTUFA E AQUECIMENTO GLOBAL
Trabalho apresentado à Universidade Federal do Recôncavo da Bahia como requisito para aprovação no componente curricular Fundamentos de Física II do Curso de Tecnologia em Agroecologia. Docente: Klayton Porto
Monte Santo- BA
2017
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 4
2. DESENVOLVIMENTO 5
2.1. SITUAÇÃO PROBLEMA 5
2.2. EFEITO ESTUFA, AQUECIMENTO GLOBAL E SUAS CONSEQUÊNCIAS 6
2.3. FORMAS DE PRODUÇÃO AGRÍCOLA E EMISSÕES DE GASES DO EFEITO ESTUFA NA REGIÃO DE HELIÓPOLIS 7
2.4. DINÂMICA DE CIRCULAÇÃO DE MASSA DE AR 8
3. CONCLUSÃO 10
4. REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS 11
- INTRODUÇÃO
Este trabalho foi desenvolvido na disciplina de fundamentos de física II, a partir dos aprendizados realizados em sala de aula e indicação de literaturas para estudo pelo docente responsável.
Na disciplina foram trabalhos conteúdos introdutórios de física, sendo trabalhos as noções de termologia, propagação de calor, termodinâmica, eletrodinâmica, mecânica de fluidos. O efeito estufa e o aquecimento global, acontecimento natural, que já vem mostrando efeitos negativos e afetando a sociedade como um todo, principalmente as pequenas comunidades, onde os agricultores sem ter conhecimento ou mesmo por não querer mudar suas praticas, prejudicam a se mesmo e o agroecossistema que está inserido.
A disciplina de Física vem para mostrar na pratica essa realidade já vivenciada por varias famílias, os efeitos causados por esses fenômenos, como as ilhas de calor que modificam determinado climas locais, dificultando os cultivos agrícolas, a inversão térmica e as trocas de calor feito na natureza, o ciclo do carbono e as ações antrópicas, que vem desencadeando vários efeitos negativos, com impactos diretos na agricultura.
- DESENVOLVIMENTO
- SITUAÇÃO PROBLEMA
O efeito estufa é um fenômeno natural e primordial para a existência da vida na terra, Onde a energia solar entra e ao alcançar na superfície terrestre é irradiada de volta, e os gases do efeito estufa bloqueiam a saída do calor, tornando a temperatura propicia para a existência de animais, plantas e todos os seres vivos presentes na superfície terrestre, de fato o efeito estufa é de grande importância, mas com a atual situação de queimadas, industrialização, queima de derivados do petróleo, destruição das florestas, criação extensiva de gado, monocultivos, insumos químicos, entre outros, causando o excesso de gases na atmosfera, criando uma atmosfera modificada, causando o tão conhecido aquecimento global.
Com o aquecimento global e as atuais mudanças climáticas, a área mais atingida é a agricultura, que vem sofrendo alterações notáveis. As mudanças climáticas vêm provocando estiagens prolongadas, e varias pragas, impedindo cultivos agrícolas em determinadas regiões, para suprir esses problemas vem o uso desordenados de insumos químicos, destruindo vários agroecossistemas e acabando gradativamente solos férteis.
Há culturas que são mais prejudicadas com todas essas mudanças, principalmente com o aumento desordenado do dióxido de carbono (CO2), que está cerca de 400 ppm na atmosfera, O CO2 é de fundamental importância para o crescimento das plantas, mas em excesso nem todas as plantas reagem bem, já há pesquisas para saber como as plantas reagem ao aumento excessivo do carbono na atmosfera, mas nem todas reagem bem a esse novo ecossistema, vem ai à importância dos policultivos para uma maior resistência das culturas agrícolas. Com certeza a agricultura é uma atividade diretamente atingida pela mudança climática, mas é potencialmente uma contribuinte do efeito estufa, ao mesmo tempo em que ela é a “mocinha” atingida é a “vilã” massacradora.
- EFEITO ESTUFA, AQUECIMENTO GLOBAL E SUAS CONSEQUÊNCIAS
O efeito estufa é um fenômeno natural e essencial para vida na terra, entretanto com as ações antrópicas, esta mudando a concentração dos gases de efeito estufa na atmosfera, praticamente todas as atividades humanas tem emissão de gases do efeito estufa, tanto na agricultura, pecuária, transporte, tratamentos de resíduos sólidos, destruição das florestas, e as indústrias.
Os gases de efeito estufa (GEE); dióxido de carbono (CO2) é o mais abundante na atmosfera, é emitido através de queima de combustíveis fosseis, queimadas e as mudanças no uso da terra, a presença dele na atmosfera esta em media de 400 ppmv; gás metano (CH4) acontece através da decomposição da matéria orgânica e o poder de poluição do aquecimento global é 25 vezes maior que o CO2; o oxido nitroso (N2O) é emitido através de dejetos de animais, uso de fertilizantes e queima de combustíveis fosseis, e tem o poder de aquecimento global de 310 vezes maior do que o CO2; hexafloureto de enxofre (SFC) usando como isolante térmico e é 23.900 vezes mais ativo no efeito estufa que o CO2; e a família dos halocarbonos que são produzidos por atividades antrópicas e variam o poder de aquecimento global entre 140 a 11.700 vezes que o CO2. Desses o mais presente na atmosfera é o CO2, os demais apresentam em menor quantidade, entretanto são mais ativos no aquecimento global.
...