O Sistema Intensivon
Por: RobertaSilva123 • 14/9/2022 • Abstract • 553 Palavras (3 Páginas) • 106 Visualizações
Pecuária Intensiva
O que é?
A pecuária intensiva é um sistema moderno de produção quando comparado ao extensivo, nesse sistema os animais são criados em menores áreas e faz-se utilização de técnicas mais avançadas como:
- Melhoramento genético: é o processo em que o produtor seleciona os melhores animais e com as características que ele deseja para o seu rebanho, esse processo visa modificar intencionalmente o material genético do animal escolhido anteriormente para que se obtenha descendentes com as características interessantes para o objetivo da produção.
- Inseminação artificial: que tem como objetivo inseminar a fêmea com o sêmen do macho que eles desejam passar as características marcantes para os descendentes do seu rebanho, através de instrumentos.
Esse sistema tem como base a criação dos animais em sistema de confinamento, tendo a alimentação por sua maioria dentro dos cochos, proporcionando maior controle do rebanho e menor exigência de terras, sendo considerado muito bom quando o produtor consegue controlar seu rebanho pois assim ele vai conseguir controlar a alimentação do rebanho de forma com que seja ideal ás necessidades nutricionais dos animais e principalmente evitar o encontro de doenças. Nesse sistema são demandados menos profissionais quanto a mão de obra, porém estes tendem a ser mais qualificados para atender à exigência da produção.
Principais características:
- Maiores investimentos em procedimentos tecnológicos;
- Baixa necessidade de mão de obra;
- Maior modernização:
- Emprego da manipulação genética e inseminação artificial;
Vantagens e desvantagens do Sistema Intensivo:
Vantagens: Uso de técnicas modernas, como melhoramento genético, inseminação artificial e monta natural com touros selecionados; os animais chegam no ponto de abate com mais rapidez; Resultado da produção garante um bom retorno financeiro para o produtor.
Desvantagens: Investimento do capital alto no início.
Considerações finais
Com o presente trabalho podemos verificar que os dois sistemas citados a cima possuem diferenças visíveis e que podem interferir na decisão de escolha do produtor.
No que diz respeito ao espaço o qual o gado recebe a criação, podemos compreender que existem diferenças consideráveis quanto ao tamanho do espaço ocupados por eles, sendo a pecuária extensiva os gados recebem extensão de pasto para realizar suas atividades de pastejo e possuem liberdade para se locomoverem, enquanto no sistema da pecuária intensiva o espaço que é ofertado para os animais é bem menor a medida em que eles precisam se manter perto para que assim haja o controle de sua saúde e crescimento.
Já sobre a diferença de controle de rebanho, podemos observar que a pecuária é uma atividade que geralmente é composta por um número grande de bovinos em seu rebanho e que demanda um controle desses animais, o que na pecuária extensiva acaba sendo dificultado pelo tamanho do local que é oferecido ao rebanho fazendo com que eles fiquem dispersos. Já no sistema de pecuária intensiva o controle é feito de maneira rigorosa pois contam com o auxílio de equipamentos que facilitam grandiosamente o controle dos animais visto que eles estão em um espaço de confinamento menor.
...