O Tifton 85
Por: Aliny Carolina • 17/6/2018 • Trabalho acadêmico • 4.296 Palavras (18 Páginas) • 458 Visualizações
CENTRO UNIVERSITARIO ASSIS GURGACZ – FAG
ALINY CAROLINA MOREIRA VARGAS
FORRAGEIRA: TIFTON 85
CASCAVEL/ PR 2018
ALINY CAROLINA MOREIRA VARGAS
FORRAGEIRA: TIFTON 85
Trabalho apresentado como requisito parcial de conclusão da disciplina de Forragicultura do 8º período do curso de graduação em agronomia do Centro Universitário Assis Gurgacz.
Professor Orientador: Cornélio Primieri
CASCAVEL/ PR
2018
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. NOME CIENTÍFICO E ORIGEM 4
3. CICLO VEGETATIVO 4
4. HÁBITO DE CRESCIMENTO 4
5. ALTURA DA PLANTA 5
6. FORMA DE UTILIZAÇÃO 5
7. DIGESTIBILIDADE E PALATABILIDADE 5
8. FOTOPERÍODO 6
9. TOLERÂNCIA A DOENÇAS E PRAGAS 6
10. CONSORCIAÇÃO 6
11. FORMA DE PLANTIO E PROFUNDIDADE 6
12. PRODUÇÃO FORRAGEM 7
13. FERTILIDADE DO SOLO 7
14. SEMENTES OU MUDAS E DENSIDADE 8
15. TOLERÂNCIA A SECA E FRIO 8
16. PRECIPITAÇÃO PLUVIOMÉTRICA REQUERIDA 8
17. TEMPERATURA IDEAL 8
18. ALTITUDE 9
29. ALTURA DE CORTE 9
20. LUZ 10
21. CONCLUSÃO 11
22. REFERÊNCIAS..........................................................................................................................12
INTRODUÇÃO
A planta forrageira Tifton 85 (CYNODON spp.) proveniente do cruzamento Tifton 68 e bermuda grass, da Africa do Sul, desenvolvida na Universidade da Georgia em parceria com Estados Unidos apresenta-se como mais uma opção a ser utilizada para a alimentação do gado, especialmente para o gado leiteiro. O capim Tifton 85 apresenta elevado potencial de produção por animal e por área, e grande flexibilidade de uso, podendo ser empregados para pastejo ou conservação de forragem (feno, silagem ou pré-secado).
No susposto trabalho foi abortado as principais características da forrageira explicando toda sua qualidade, e modo de cultivo, desde plantio, manejos, cortes, e cuidados peculiares durante o ano.
O trabalho foi elaborado segundo a matéria de Forragicultura do 8º Período de Agronomia do Centro Universitário Assis Gurgacz. Com o intuito do pesquisar, conhecer e elaborar um trabalho para apresentação em sala, para conhecimento de todos os acadêmicos.
NOME CIENTIFICO E ORIGEM
Nome Cientifico: Cynodon sp. cv: Tifton 85.
Tifton 85 é uma introdução recente no Brasil, sendo um híbrido F1 de Tifton 68 com PI 290884 (uma introdução sul-africana), lançado pela Universidade da Geórgia (EUA) em 1993 (BURTON; GATES; HILL, 1993). É tido como o melhor hibrido desenvolvido ate o momento (HILL; GATES; BURTON; 1993; SOLLENBERGER et al., 1995). Sendo selecionado para a produção de matéria seca e alta digestibilidade. Em geral, o Tifton 85 é uma gramínea de porte mais alto, com colmos maiores e folhas mais largas que as outras bermudas híbridas, além disso, apresenta rizomas que lhe conferem maior resistência ao frio e à seca. Não há registros oficiais de sua introdução no Brasil, mas essa forrageira tem-se disseminado rápido, principalmente entre os criadores de cavalos e bovinos de leite (PEDREIRA, 2010).
CICLO VEGETATIVO
Caracteriza-se como uma planta perene, estolonífera e rizomatosa, com hastes longas e folhas largas, de coloração verde escura e porte relativamente alto (BURTON et al., 1993).
HABITO DE CRESCIMENTO
A Tifton 85 possui habito de crescimento prostrado, ou seja, de forma rastejante, de sentido horizontal (SANTO, 2008). Gramínea perene estolonífera com grande massa folhear, rizomas grossos, que são os caules subterrâneos que mantêm as reservas de carboidratos e nutrientes que proporcionam a sua incrível resistência a secas, geadas, fogos e pastejos baixos. Em função dessa característica são indicados para a formação de pastagens em áreas de maior declividade ou em solos de estruturação fraca, colaborando para a diminuição de problemas com erosão. Por outro lado, necessitam de áreas bem drenadas, não tolerando encharcamento prolongado. A textura do solo não se configura em um fator limitante para os Cynodons.
...