TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O que são ferrugens macrocíclicas e microcíclicas?

Por:   •  18/4/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  342 Palavras (2 Páginas)  •  2.727 Visualizações

Página 1 de 2

Período/Turno: 5º semestre/ matutino

Disciplina: Fitopatologia Vegetal

O que são ferrugens macrocíclicas e microcíclicas?

As ferrugens são lesões amareladas, de aspecto ferruginoso, causadas por fungos basidiomicetos pertencentes à ordem Uredinales. Estes organismos atuam como parasitas obrigatórios e não apresentam fase saprofítica em seu ciclo vital (não vivem decompondo material orgânico).

Essas lesões causam enormes perdas em várias culturas, principalmente em gramíneas, como trigo, cevada, milho e cana. Além das gramíneas, plantações de café, soja, feijão, plantas ornamentais e frutíferas também são afetadas.

A doença afeta o processo fotossintético das plantas seja pela retirada de nutrientes promovida pelo fungo como pela destruição da área foliar, devido as pústulas e a queda de folhas.

Os sintomas manifestam-se principalmente nas folhas, mas podem afetar bainha, colmos, ramos novos, órgãos florais e frutos em início de desenvolvimento.

Nas folhas, os sintomas tem início com pequenas manchas amareladas, geralmente circulares ou elípticas, recobertas pela cutícula da planta. Com desenvolvimento da doença, estas manchas aumentam de tamanho e rompem a cutícula, expondo a massa de urediniósporos produzida pelo patógeno. Neste estádio, as manchas são denominadas de pústulas e, apresentam coloração amarela ou alaranjada, quando jovens e castanhas ou pretas quando velhas, em decorrência do surgimento dos teliósporos formados pelo fungo. As pústulas, também conhecidas por soros, apresentam-se salientes em relação a superfície foliar. Pode haver coalescência quando a doença ocorre de forma severa.

Nos ramos e frutos, a ferrugem produz manchas recobertas por uma densa massa pulverulenta de coloração amarela, constituída por urediniósporos do patógeno. Quando ocorre a coalescência destas lesões, os ramos novos e os frutos jovens podem ficar totalmente recobertos por esta massa. As manchas, com o decorre do tempo, pode se tornar necróticas.

As ferrugens podem ser classificadas quanto ao seu ciclo como:

• Macrocíclicas - são aquelas que possuem 5 estágios reprodutivos e seus esporos, sendo eles:

- Espermagônio/ espermácias;

- Écio/ aeciósporo;

- Urédia/ urediniósporos;

- Télio/ teliósporos e;

- Basídia/ basidiósporos.

Ex: Ferrugem do colmo do trigo (Puccinia graminis f. sp. Tritici)

• Microcíclicas: apresenta apenas o estádio sexual, com a produção de teliósporos,

Ex: Ferrugem do café (Hemileia vastatrix) e Ferrugem da soja (Phakopsora pachyrhizi).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (40.6 Kb)   docx (11.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com