TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Obtenção do sabão

Por:   •  8/11/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.809 Palavras (8 Páginas)  •  687 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

SERVIÇO PÚBLICO FEDERAL

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO

DEPARTAMENTO DE AGROTECNOLOGIA E CIÊNCIAS SOCIAIS

DISCIPLINA: LABORATÓRIO DE QUÍMICA ORGÂNICA

CURSO: AGRONOMIA

TURMA: 01

DOCENTE: ZILVAM MELO DOS SANTOS

[pic 2]

AULA PRÁTICA 13: Obtenção de Sabão

DISCENTES:

MOSSORÓ

2014


Sumário

1        Assunto        

2        Objetivos        

  1. Objetivos Gerais....................................................................................................3
  1. Objetivos Específicos...........................................................................................3

3        Introdução        

4        Fundamentação Teórica        

5        Materiais e Reagentes        

  1. Materiais Utilizados...............................................................................................5
  1. Reagentes Utilizados............................................................................................5

6        Procedimento experimental        9

7        Resultados e Discussões        9

8        Conclusão        12

9        Referências        3


  1. Assunto

Obtenção de Sabão

  1. Objetivo

  1. Objetivos Gerais

Aprender como obter sabão a partir do reaproveitamento do óleo.

  1. Objetivos Específicos

Praticar os conhecimentos adquiridos teoricamente como: reação de saponificação e reagentes utilizados, e propriedade dos tensoativos.

  1. Introdução

O sabão usado cotidianamente é uma mistura de sais de sódio de ácidos graxos de cadeia longa. Uma molécula de sabão tem uma extremidade polar e uma parte apolar. A parte polar é solúvel em água e a parte apolar, insolúvel, porém solúvel em solventes apolares. Esses ácidos graxos são característicos de substancias conhecidos como óleo ou gorduras. 

Tanto sabões quanto detergentes pertencem a um mesmo grupo de substâncias químicas - os tensoativos, assim sendo, os dois produtos são redutores de tensão superficial e possuem a característica comum de, quando em solução e submetidos à agitação, produzirem espuma, por esse motivo, ambos são utilizados para limpeza. Com base nisso, o sabão é bastante usado na remoção de sujeiras, na medida em que suas partes apolares se dissolvem na sujeira, que geralmente é um lipídio, ficando as extremidades do ·carboxilato imersas na camada aquosa circundante. 

  1. Fundamentação Teórica

A Reação de saponificação também é conhecida como hidrólise alcalina, através dela é que se torna possível o feitio do sabão. Falando quimicamente, seria a mistura de um éster (proveniente de um ácido graxo) e uma base (hidróxido de sódio) para se obter sabão (sal orgânico). Uma vez que óleos e gorduras são ésteres, eles sofrem reação de hidrólise ácida ou básica. A hidrólise ácida produzirá simplesmente o glicerol e os ácidos graxos constituintes. Já a hidrólise básica produzirá o glicerol e os sais desses ácidos graxos. Portanto, esses sais são o que chamamos de sabão.

As propriedades dos tensoativos (e, portanto, sua aplicação) dependem basicamente de sua estrutura química. A maior parte das propriedades dos tensoativos está relacionada a fenômenos de superfície, destacando-se a redução da tensão superficial ou interfacial, a detergência, a umectância ou molhabilidade, a formação, estabilização, quebra ou supressão de espuma, a emulsificação, entre outras. Em geral, a propriedade de caráter mais marcante dita a aplicação principal do tensoativo, que é, com isso, classificado como detergente, umectante, espumante, anti-espumante, estabilizante ou supressor de espuma, emulsionante, entre outros.

A tensão interfacial entre um líquido puro e seu vapor, ou entre dois líquidos imiscíveis ou parcialmente miscíveis, reflete as diferenças das forças de atração atuando nas moléculas da interface como um resultado das diferenças de densidade ou composições químicas das duas fases. A existência de fases condensadas, especialmente o estado líquido, é o resultado da atração de van der Waals entre as moléculas, na ausência de outros tipos de interações. Por simplicidade, considere-se um líquido cujas moléculas são rodeadas por um “campo de força” uniforme, de modo que a força resultante atuando em cada molécula seja nula. As moléculas localizadas na interface, ou próximas dela, por outro lado, experimentam um campo distorcido resultando em uma atração das moléculas da superfície pela solução. A força de atração desbalanceada, atuando nas moléculas da superfície, causa uma contração espontânea para formar, na ausência de gravidade, uma gota esférica.

As aplicações de sabões são para uso doméstico é empregado na nova geração de sabões e detergentes sem cloro para lavagem de roupa que alvejam os tecidos brancos sem desbotar os coloridos.

  1. Materiais e Reagentes

  1. Materiais Utilizados                                

- Béquer de 100 mL

- Pipeta de 10 mL

- Proveta de 10 mL

- Papel filtro

- Peneira

- Bastão de vidro

- Garra

- Chapa aquecedora

  1. Reagentes Utilizados

- Solução de NaOH 30%

Frases R: Frases de risco:

R35 – Provoca queimaduras graves;

R36 – Provoca irritação para os olhos;

R38 – Provoca irritação na pele.

Frases S: Frases de segurança:

S1 – Manter fechado;

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com