Recuperação de pastagem utilizando integração lavoura pecuaria floresta
Por: Gustavo Gomes • 29/11/2018 • Projeto de pesquisa • 1.958 Palavras (8 Páginas) • 298 Visualizações
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Projeto de metodologia da pesquisa
Recuperação de pastagem degradadas utilizando a integração lavoura pecuária floresta (ILPF)
Gustavo Gomes Borges da Silva
Daniel Seconi Pasqualon
Anderson Matheus Jonhsson
Dois Vizinhos 2018
Introdução:
No Brasil, entre os anos de 1970 a 2006, houve um crescimento relativo nas áreas utilizadas com lavouras, florestas e pastagens, da ordem de 126%, 73% e 12%, respectivamente. Durante este mesmo período, o efetivo bovino aumentou em 116% (IBGE, 2006).
A Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) promove a recuperação de áreas de pastagens degradadas agregando, na mesma propriedade, diferentes sistemas produtivos, como os de grãos, fibras, carne, leite e agroenergia. Busca melhorar a fertilidade do solo com a aplicação de técnicas e sistemas de plantio adequados para a otimização e a intensificação de seu uso. (MAPA; 2016)
A ILPF é uma estratégia de produção que não apresenta limitações quanto ao tamanho da propriedade ou ao nível tecnológico do produtor rural. As possibilidades de combinação entre os componentes do sistema são muitas e os ajustes se fazem necessários, dependendo do interesse do produtor e dos aspectos edafoclimáticos e mercadológicos. A implantação/adoção da ILPF demanda planejamento criterioso, definindo ações de curto, médio e longo prazo, sendo o condicionamento inicial do solo obrigatório para se começar no sistema. A ILPF tem papel fundamental é na incorporação de áreas de pastagem degradada ao processo produtivo onde, serão necessários, na grande maioria das vezes, todos aqueles cuidados relativos à melhoria do ambiente químico do solo tais como calagem e fertilizações corretivas. Como já foram mencionadas anteriormente, culturas anuais, como soja e o arroz é mais indicado no primeiro ano, mas o milho e o sorgo são as melhores opções para a rotação e/ou sucessão e para o consórcio com capins.
Tema: Recuperação das pastagens degradadas, utilizando a integração lavoura pecuária floresta no sudoeste do Paraná.
A degradação de pastagens é um problema que afetam inúmeros produtores e pecuaristas, a ideia deste projeto é mostrar as vantagens de utilizar a integração lavoura pecuária floresta (ILPF) como sistema produtivo e sustentável, dando melhor condições aos animais, melhorando o desempenho deles, aumentando a taxa de lotação animal por hectare, melhor qualidade das pastagens e do solo, melhoria na produção de grãos para ser utilizado como silagem, melhor cobertura e melhor ciclagem de nutrientes. O experimento deverá ser conduzido na Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campus Dois Vizinhos-PR, em uma possível área de cinco hectares, integrando os cursos de agronomia e zootecnia, para que ambos pudessem aperfeiçoar o conhecimento e fazer uma melhor gestão para os dois cursos.
Objetivos
Objetivos gerais: Avaliar as vantagens do sistema de ILPF ao produtor, mostrando as suas vantagens, aumento na produção com um manejo mais sustentável, do que com a pecuária extensiva tradicional, melhorando o retorno financeiro para o produtor e o retorno sustentável para o meio ambiente.
Objetivos específicos:
- Aumentar a taxa de lotação animal por hectare utilizado;
- Melhoria da qualidade das pastagens e do solo;
-Diversificação de renda entre as culturas e cultivos implantados na área experimental;
- Melhoria do bem estar animal e do tempo de crescimento dele;
-Melhoria na produção de grãos para silagem.
Hipótese: O sistema de integração lavoura pecuária floresta apresenta melhores resultados na recuperação de pastagens degradadas e na preservação da área, aumentando completamente a qualidade de todo o sistema, melhorando consideravelmente toda área de uma maneira sustentável e eficaz.
Justificativa: A ILPF é uma estratégia que busca a produção sustentável, que integra atividades agrícolas, pecuárias e florestais em consorcio em apenas uma área, este sistema contempla a adequação ambiental e valorização do homem e a viabilidade econômica.
Esta pesquisa tem por finalidade demonstrar a viabilidade social, financeira e ecológica para a adoção deste sistema integrado de cultivo, mostrando a eficiência deste projeto de ILPF para a recuperação de pastagens degradadas, trazendo benefícios mútuos para todas as áreas a serem exploradas, de maneira que tudo seja ciclado dentro do sistema, dando um retorno financeiro melhor ao produtor, pois sua área não ficara apenas em uma monocultura, ou apenas em pecuária extensiva diversificando suas fontes de obtenção de renda.
“Esses Sistemas fundamentam-se na intensificação do uso da terra em áreas cultivadas, na recuperação de pastagens degradadas, na diversificação de atividades na propriedade rural e no aumento da eficiência dos sistemas de produção, atendendo aos três pilares da sustentabilidade: ser economicamente viável, ambientalmente adequado e socialmente aceito”. (TRECENTI, R; ILPF – O que é a Integração Lavoura-Pecuária-Floresta? 2016).
Metodologia:
O projeto de pesquisa seguirá os preceitos de um levantamento qualitativo e bibliográfico, o projeto deverá ser implantado dentro a Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Dois Vizinhos, os resultados obtidos serão comparados com os dados da Embrapa e da própria universidade, comparando a pecuária extensiva, a produção de milho tradicional e o cultivo de eucalipto tradicional com a ILPF, comparando os dois sistemas de cultivo.
Obtendo os resultados para que os produtores da região sudoeste do Paraná possam ser beneficiados para que haja uma maior adesão a este tipo de sistema de cultivo sustentável e que ele traga um retorno financeiro significativo para o produtor rural, aumentando assim sua renda e facilitando o manejo sustentável, diminuindo gastos e aumentando o lucro na produção.
Revisão Bibliográfica:
Sistemas de integração Lavoura-Pecuária Floresta, envolvendo os três componentes (lavoura, pecuária e floresta), permitem o uso intensivo e sustentável do solo, com rentabilidade, desde o ano de sua implantação. A intensificação da produção observada em sistemas ILPF acarretam diversos benefícios ao produtor e ao meio ambiente, melhorando as condições físicas, químicas e biológicas do solo, aumentando a ciclagem e eficiência na utilização dos nutrientes, reduzindo custos de produção da atividade agrícola e pecuária, reduzindo a pressão por abertura de novas áreas, diversificando e estabilizando a renda na propriedade rural e viabilizando a recuperação de áreas com pastagens degradadas. (GONTIJO NETO, M.M. et al.2014)
...