Relatório de Teste de Germinação
Por: Thaissa Julyanne • 29/4/2018 • Relatório de pesquisa • 828 Palavras (4 Páginas) • 693 Visualizações
[pic 1]
FACULDADES INTEGRADAS DE TRÊS LAGOAS – AEMS
Teste de Germinação
Thaissa Julyanne Soares S. Oliveira
Graduação em Agronomia
Faculdades Integradas de Três Lagoas – FITL/AEMS
Tatiane de Oliveira Pereira e Oliveira
Docente das Faculdades Integradas de Três Lagoas – FITL/AEMS
ASSOCIAÇÃO DE ENSINO E CULTURA DO MATO GROSSO DO SUL
FACULDADES INTEGRADAS DE TRÊS LAGOAS – AEMS
Teste de Germinação
Trabalho apresentado a disciplina Produção e Tecnologia de Sementes, pela docente Tatiane de Oliveira Pereira e Oliveira do curso de Agronomia VIII período da Faculdade Integradas de Três Lagoas – AEMS.
- INTRODUÇÃO
Germinação de sementes em teste de laboratório é a emergência e desenvolvimento das estruturas essenciais do embrião, demostrando sua aptidão para produzir uma planta normal sob condições favoráveis de campo.
Objetivo:
- Determinar o potencial máximo de germinação de um lote de sementes, o qual pode ser usado para comparar a qualidade de diferentes lotes e também estimar o valor para semeadura em campo.
- A realização deste teste em condições de campo não é geralmente satisfatória, pois, dada a variação das condições ambientais, os resultados nem sempre podem ser fielmente reproduzidos.
- Métodos de análise em laboratório, efetuados em condições controladas, de alguns ou de todos os fatores externos, têm sido estudados e desenvolvidos de maneira a permitir uma germinação mais regular, rápida e completa das amostras de sementes de uma determinada espécie. Estas condições, consideradas ótimas, são padronizadas para que os resultados dos testes de germinação possam ser reproduzidos e comparados, dentro dos limites tolerados pela RAS.
- MATERIAIS E MÉTODOS
O Teste de Germinação foi realizado no laboratório de solos da Instituição de Ensino e Cultura do Mato Grosso de Sul (AEMS), no munícipio de Três Lagoas/MS, dia 27 de outubro de 2017, sexta-feira, ministrado na aula da Profª Drª Tatiane de Oliveira Pereira e Oliveira, docente da disciplina de Produção e Tecnologia de Sementes.
Os materiais utilizados para este experimento foi: 50 feijões (Phaseolus Vulgaris), 9 folhas de germiteste, dividido para os 3 grupos, cada grupo realizou com 3 folhas germiteste umidecidas com água deionizada, pesadas em balança de precisão (Fig. 1).
[pic 2]
Figura 1: Pesagem em balança de precisão, 9 folhas germiteste.
O peso das folhas resultou em 64,4, este valor é multiplicado por 3 (recomendação para leguminosas), totalizando 193,2 ml de água deionizada.
- 64,4 x 3 = 193,2 ml.
Em seguida essa quantidade foi depositada em cima das folhas (Fig, 2).
[pic 3]
Figura 2: Aplicação de 193,2ml de água deionizada
Após dividido entre os grupos 3 folhas germiteste para a realização do Teste de Germinação, os 50 feijões foram enfileirados sobre a folha, enrolados e levados para a o BOD sob temperatura de 25°c;
- RESULTADOS E DISCUSSÕES
Após 5 dias, na quarta-feira dia (01/11) foi feito a primeira contagem (Fig. 3) das sementes, no qual foi observado:
- 4 sementes emitiram parte área e radícula
- 13 sementes não germinaram
- 33 estão em processo de germinação
[pic 4]
Figura 3: Resultado da primeira contagem 01/11
A segunda contagem deve ser realizada no nono dia, como está data cai no domingo, foi realizado na segunda feira dia 06/11, porém as sementes foram encontradas em estado de deteorização, com odor muito forte e apodrecidas. Entretanto o resultado do experimento se dará com base nos valores da primeira contagem. Após o término das contagens, fazer o cálculo da porcentagem de germinação para cada repetição, utilizando a seguinte forma:
...