Relatório de biologia
Por: lucasneri • 5/5/2016 • Relatório de pesquisa • 1.216 Palavras (5 Páginas) • 1.272 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO BRASILEIRA
MARIA AUGUSTA SILVA
Prática 03: Membrana plasmática - Permeabilidade
Redenção, 2013.3
[pic 2][pic 3]
UNIVERSIDADE DA INTEGRAÇÃO INTERNACIONAL DA LUSOFONIA AFRO BRASILEIRA
MARIA AUGUSTA SILVA
RELATÓRIO SOBRE MEMBRANA PLASMÁTICA, COM BASE EM EXPERIÊNCIAS REALIZADAS EM LABORATÓRIO.
Relatório da disciplina de introdução á biologia, ministrada pelo Profª. Drª. Maria de Fátima, do curso de agronomia, UNILAB, como parte integrante da nota do terceiro trimestre, trabalhos realizados no dia 05/ 04/ 2014 na UFC, Fortaleza.
Redenção, 2013.
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO...................................................................................1
2. MATERIAIS E MÉTODOS.................................................................2
3. RESULTADOS E DISCUSSÕES.......................................................4
4. CONCLUSÃO.....................................................................................5
5. PÓS-LABORATÓRIO.........................................................................6
6. REFERÊNCIA.....................................................................................7
- INTRODUÇÃO
A terceira aula prática da disciplina de introdução à Biologia ocorreu no laboratório de microbiologia da Universidade Federal do Ceará ( UFC) com o objetivo de Identificar, perante observações realizados pelo microscópio, estruturas da célula epitelial utilizando a planta Rhoe discolor, observar a presença da antocianina e sua localização e diferenciar a célula em um meio hipotônico e hipertônico.
As células vegetais possuem uma parede celular, um envoltório externo, espesso e rígido. A parede celular tem como principais funções proteger e dar forma as células. A membrana plasmática encontra-se uma camada abaixo da parede celular e ela, segundo Meldau, consiste em um envoltório composto por fosfolipídios e proteínas encontradas em todas as células vivas, tanto de seres procariontes quanto em eucariontes.
A substância responsável por formar a matéria viva e ativa da célula é chamada de protoplasma. Este, por sua vez, é composto por soluções coloidais, soluções químicas e suspensões. As soluções coloidais não são capazes de transpor a membrana plasmática. Por esse motivo, a membrana plasmática é semipermeável, não havendo o extravasamento dos colóides citoplasmáticos para o meio extracelular. Sendo assim, a membrana seleciona o que deve entrar e sair da célula. (MELDEU, 2008)
A substância que mais se difundi pela membrana plasmática é a água. Moléculas de água entram e saem da célula, porém a quantidade é determinada de acordo com a necessidade da célula. Essa movimentação das moléculas de água é chamada de osmose.
Osmose é a passagem do solvente de uma região pouco concentrada em soluto para uma mais concentrada em soluto, sem gasto de energia.
. (GONÇALVES, 2006)
Segundo Gonçalves, o processo da osmose vem diretamente ligado com o conceito de solução hipertônica: solução que está mais concentrada em soluto que o meio; solução hipotônica: solução que está menos concentrada em soluto que o meio e a
solução Isotônica que ocorre quando a concentração de soluto na célula e no meio são iguais. Variando de acordo o referêncial.
De acordo com os conceito acima citados, pode-se compreender que a água move-se de uma solução menos concentrada (hipotônica) para a solução mais concentrada (hipertônica) por osmose. Esse processo não envolve gasto de energia, uma vez que, é algo natural.
Sendo assim, o seguinte relatório tem como objetivo abordar de forma clara e objetiva o procedimento realizado na aula prática, com intuito de ressaltar a membrana plasmática e a tonicidade celular.
- MATERIAIS E MÉTODOS
Os materiais utilizados na aula de laboratório da disciplina de Biologia foram o microscópio, lâmina, lamínula, água destilada, solução de cloreto de sódio, gilete, folha de Rhoe discolor , papel filtro, pincel, lápis e caderno.
O método utilizado para realizar os experimentos foi dividi-los em partes A e B, onde cada bancada foi responsável por um tipo de teste.
PARTE A
A primeira parte do experimento consistiu em, com auxílio de uma gilete, cortar um pedaço da epiderme da planta Rhoe dicolor, o pedaço foi fino, para que pudesse ser observado com mais clareza as estruturas lá presentes. Logo depois, colocou-se a amostra vegetal em uma lâmina e gotejou-se duas gotas de água destilada. A lamínula foi posta por cima da lâmina em um ângulo de 45° para evitar bolhas de ar. Em seguida, a lâmina, já preparada, foi acoplada no microscópios pelos ganchos e iniciou-se a observação. O relato da observação se encontra em resultados e discussões.
...