A ANÁLISE DO ENSAIO DE USINABILIDADE
Por: Lucas Corrêa • 13/12/2021 • Trabalho acadêmico • 588 Palavras (3 Páginas) • 134 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DE TUCURUÍ
FACULDADE DE ENGENHARIA MECÂNICA
Lucas Matheus C. Alves
Matrícula: 201934040008
ANÁLISE DO ENSAIO DE USINABILIDADE
1. INTRODUÇÃO
Nos processos de usinagem, os mesmos envolvem a remoção de material para a produção de um determinado componente ou peça. Esta remoção de material visa a obtenção das formas finais, acabamento superficial adequado e se alcançar os valores de tolerância requeridos. Os processos de usinagem são, torneamento, fresamento, aplainamento e furação. Cada um deles são específicos. Dando ênfase no torneamento. O processo de torneamento consiste na utilização de ferramentas com corte em um único ponto, o qual é fixo. A ferramental remove material de uma peça gira. O material produzido durante o corte nos processos de usinagem é chamado de cavaco.
2. METODOLOGIA
A figura 1 representa a montagem completa de um torno CNC, para a realização dos ensaios para a avaliação da usinabilidade.
[pic 2] [pic 3]
Figura 1. Torneamento cilíndrico externo em diferentes ângulos em um torno CNC.
2.1 EQUIPAMENTOS
- A figura 2 mostra um exemplo de um porta ferramentas com a pastilha ou ao lado para melhor entendimento, onde é fixado para a realização dos ensaios de usinabilidade
[pic 4] [pic 5]
Figura 2. Porta ferramentas instrumentado para medir os esforços de corte, pastilha TPUN 160304 BA55. A seta amarela indica a pastilha.
- A figura 3 (a) mostra o sistema de aquisição de dados, o torno CNC, e instrumentos de metrologia. A Figura 3 (b) mostra torno convencional com corpo de prova.
(a) [pic 6] (b [pic 7]
- Figura 3. a) Sistema completo de ensaio CNC. b) Torno mecânico convencional.
2.2 MÉTODO
O método utilizado para avaliação da usinabilidade consiste no torneamento cilíndrico externo. E pode ser feito usando o torno mecânico ou CNC, neste caso vamos abordar apenas o mecânico. No torneamento em torno mecânico, o processo de preparação deste equipamento obedece às seguintes etapas: verifica-se o paralelismo da ferramenta, com o uso da ponta giratória. A ferramenta está referenciada em relação ao centro da placa ao coincidir a ponta da ferramenta e da ponta giratória; fixa-se manualmente o CP na placa, passa-se o relógio comparador no CP, que está preso à placa e à ponta giratória para se verificar o paralelismo e inicia-se o torneamento.
3. RESULTADOS OBTIDOS NOS ENSAIOS DE USINAGEM
3.1 A figura 4 mostra as forças de usinagem e suas componentes na operação de torneamento. Onde Fc é a força de corte, Ft é a força de avanço e Fp é a força passiva.
[pic 8]
Figura 4. Torneamento cilíndrico e suas componentes na operação.
4. CONCLUSÃO
Neste ensaio, permite avaliar o comportamento do material durante o processo de usinagem como os resultados dos esforços de corte e acabamento superficial, que são ligados com a usinabilidade dos mesmos. O comando numérico CNC é um equipamento eletrônico capaz de receber informações por meio de entrada própria, compilar estas informações e transmiti-las em forma de comando à máquina operatriz de modo que sem a intervenção do operador, realize as operações programadas. Sua aplicação está na fabricação de peças complexas quando precisão e repetibilidade são exigidas. E sua maior vantagem está no menor tempo do operador ao lado da máquina.
...