A AVALIAÇÃO DE ARGAMASSA PARA ASSENTAMENTO DE ALVENARIA ESTRUTURAL
Por: BRENDO1996SLZ • 30/10/2022 • Artigo • 4.075 Palavras (17 Páginas) • 151 Visualizações
UNIVERSIDADE CEUMA
BRENDÃO FELIPE CORREIA PINHEIRO
AVALIAÇÃO DA FABRICAÇÃO DE ARGAMASSA EM OBRAS NA CIDADE DE SÃO LUÍS DO MARANHÃO
São Luís – MA
2018
Brendão Felipe Correia Pinheiro
Avaliação da fabricação de argamassa em obras na cidade de São Luís do Maranhão
Projeto de TCC apresentado à disciplina Elaboração do Projeto de Pesquisa do Curso de bacharel em Engenharia Civíl da Universidade Ceuma, como requisito para a obtenção da nota do 1° bimestre.
Orientador: Josélia Siqueira machado Fiterman.
São Luís – MA
2018
LISTA DE SIGLAS (FONTE 12, CAIXA ALTA, NEGRITO, CENTRALIZADO)[pic 1]
SIGLA Sigla por Extenso
SIGLA Sigla por Extenso
SIGLA Sigla por Extenso
SIGLA Sigla por Extenso
SIGLA Sigla por Extenso
SIGLA Sigla por Extenso
SIGLA Sigla por Extenso
LISTA DE ABREVIAÇÕES (FONTE 12, CAIXA ALTA, NEGRITO, CENTRALIZADO)[pic 2]
ABREVIATURA Abreviatura por Extenso
ABREVIATURA Abreviatura por Extenso
ABREVIATURA Abreviatura por Extenso
ABREVIATURA Abreviatura por Extenso
ABREVIATURA Abreviatura por Extenso
ABREVIATURA Abreviatura por Extenso
LISTA DE SIMBOLOS (FONTE 12, CAIXA ALTA, NEGRITO, CENTRALIZADO)[pic 3]
SÍMBOLO Significado
SÍMBOLO Significado
SÍMBOLO Significado
SÍMBOLO Significado
SÍMBOLO Significado
SÍMBOLO Significado
1 tema
Avaliação da fabricação de argamassa para execução de alvenaria estrutural em obra na cidade de São Luís do Maranhão
2 delimitação do problema
Como é sabido a construção civil deve cumprir tudo que as Normas Brasileiras de Regulamentação determinam para cada tarefa a ser executada, portanto o processo de fabricação de argamassa para execução de alvenaria estrutural dentro do canteiro de obras da cidade de São Luis-MA não pode fugir da regra, porém ter um controle dessa fabricação para que a mesma se enquadre conforme a NBR 1591 que exige maior atenção, pois para que tudo fique conforme a ela determina, deve-se utilizar artifícios que demandam mais tempo em sua execução. Com isto na maioria das vezes a argamassa acaba sendo produzida sem especificação e controle. Partindo destas premissas, questiona-se: a argamassa produzida sem atender os parâmetros determinados pela NBR podem trazer problemas ou patologias futuras na construção?
3 HIPÓTESEs
- Sim, uma argamassa para execução de alvenaria estrutural se fabricada de maneira deficiente sem qualquer tipo de controle conseqüentemente vai resultar em problemas e patologias futuras.
- Não, uma argamassa para execução de alvenaria estrutural se fabricada de maneira deficiente sem qualquer tipo de controle não traz problemas ou patologias futuras, pois suas características não mudam
4 objetivos
4.1 geral
Avaliar a fabricação de argamassa para a execução de alvenaria estrutural produzida em construções visando a conhecimento de sua qualidade para garantir a presença de futuras patologias construtivas.
4.2 Específicos
- Verificar por meio de visita em obra da cidade de São Luís, para avaliar o processo de fabricação, logo em seguida fazer a retirada de uma pequena amostra desta argamassa para ser confeccionado corpos de provas;
- Comprovar por meio de testes feitos no laboratório de materiais, através de análise das características de cada corpo de prova a sua qualidade.
5 justificativa
Essa pesquisa será realizada para que se possa tomar ciência da qualidade da argamassa produzida para a execução de alvenaria estrutural em canteiros de obras da cidade de São Luis do Maranhão pois a qualidade da mesma influencia diretamente na obra quando finalizada. Se a mesma for produzida de forma correta seguindo vários paramentos que garantam sua qualidade conforme a NBR 15961(2011), a construção quando finalizada tende a não apresentar problemas ou patologias derivadas dessa argamassa. Entretanto se a mesma for produzida de forma incorreta consequentemente a construção tende a apresentar problemas futuros.
6 PRESSUPOSTOS TEÓRICOS
6.1 CONTEXTO HISTÓRICO DO USO DA ARGAMASSA
Com o transcorrer do tempo o homem deixou de habitar em cavernas e passou a buscar na natureza recursos que poderiam lhe ajudar a ter uma vida com mais qualidade do ambiente terrestre, por isso, começou a construir moradias que atendessem suas necessidades. À medida que o conhecimento humano foi crescendo e que a comunicação oral entre os grupos foi se estabelecendo, as trocas de experiências eram disseminadas e os cuidados ao escolher os materiais para construir suas moradias eram frequentes. Com o advento da escrita, o conhecimento passou a ser registrado em documentos, isso propiciou a difusão da tecnologia entre os povos e contribuiu para melhorar os locais de habitação no que se refere ao conforto, propiciados, sobretudo, devido à utilização de novas técnicas e novas matérias primas. Logo, para se proteger das intempéries era comum a estadia humana em casebres de lenha, palha e cascas de árvores, depois foi a vez de construções com tijolos de terra crua, posteriormente ganhou espaço a construção com materiais cerâmicos, em alvenaria de pedra e cal. É nesse cenário que surge a utilização da argamassa nas construções, com intuito de dar melhor qualidade das mesmas.
...