A CAPTAÇÃO E ARMAZENAMENTO DE ÁGUA DE CHUVA PARA USO DOMÉSTICO
Por: Ingred Araujo • 5/3/2018 • Monografia • 2.883 Palavras (12 Páginas) • 376 Visualizações
[pic 1]
[pic 2]
[pic 3]
[pic 4]
[pic 5]
Campo Grande
2016
[pic 6]
INGRED ARAUJO SANTOS
KARINE NARCISO CAMPUZANO
[pic 7]
CAPTAÇÃO E ARMAZENAMENTO DE ÁGUA DE CHUVA PARA USO DOMÉSTICO
Projeto apresentado ao Curso de Engenharia Civil da Instituição Anhanguera UNIDERP.
Orientador: Lincoln P. Rodrigues
Campo Grande
2016
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
1.1 O Problema 5
2 OBJETIVOS 6
2.1 Objetivo Geral ou Primário 6
2.2 Objetivos Específicos ou Secundários 6
3 JUSTIFICATIVA 7
4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA 7
4.1 Consideração sobre água pluvial...........................................................................8
4.2 Tanques de armazenamento.................................................................................8
4.3 Utilização da água de chuva..................................................................................9
5 METODOLOGIA 11
6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO 12
REFERÊNCIAS 13
1 INTRODUÇÃO
A falta de água é um dos graves problemas mundiais que podem afetar a sobrevivência dos seres humanos. O desperdício, o uso não racionalizado e o crescimento da população são fatores que influenciam para a escassez da água.
Além disso, os problemas de vazamentos no sistema público são responsáveis por grande parcela de desperdício de água (COGERH, 2007).
Cerca de 2/3 da superfície do planeta Terra são dominados pelos oceanos. O volume total de água na Terra é estimado em torno de 1,35 milhões de quilômetros cúbicos, sendo que 97,5% deste volume é de água salgada, encontrada em mares e oceanos. Já 2,5% é de água doce, porém localizada em regiões de difícil acesso, como aquíferos (águas subterrâneas) e geleiras. Apenas 0,007% da água doce encontra-se em locais de fácil acesso para o consumo humano, como lagos, rios e na atmosfera (UNIÁGUA, 2006).
A conscientização da população dando importância a economia de água é uma medida importante a se tomar para diminuir tal problema.
O aproveitamento de água de chuva para serviços não potáveis vem sendo utilizado há anos em vários países, principalmente os mais desenvolvidos; na Alemanha por exemplo, o uso da água de chuva é estimulado com o propósito de conservar as águas subterrâneas, pois este é o recurso mais utilizado para o abastecimento público. O sistema, subsidiado pelas prefeituras, consiste na captação da água pelos telhados e sua preservação em cisternas de concreto de 6m³. Esta água é utilizada para descarga nos banheiros, lavação de roupas entre outros propósitos e o excesso desta água é infiltrada no solo devido as regas dos cafezais (Hansen,1996). Em Tóquio, a coleta de água de chuva é bastante intensa, pois os reservatórios de abastecimento convencionais ficam distantes da capital japonesa. Um bom exemplo do aproveitamento da água de chuva na cidade é o Estádio Tokyo Dome, que foi construído para a Copa do mundo de 2002 e possui um ousado e criativo projeto arquitetônico que prevê a captação da água pluvial. Sua cobertura funciona como uma lona gigante, feita de plástico ultra resistente que pode ser inflada a qualquer momento para colher a água de chuva, proporcionando uma área de captação de cerca de 16.000 m². A água captada é armazenada em uma cisterna no subsolo, onde é tratada e utilizada no sistema de combate a incêndios e ainda responde por um terço do consumo total de água do estádio (SILVEIRA, 2008).
Ao que tudo indica, um dia, cenários como o desses países citados a cima serão comuns, e a capitação e utilização da água de chuva será uma característica padrão da construção civil tal como a água encanada; visto que este processo economiza água potável e diminui o risco de enchentes – geradas muitas vezes pelo acumulo de precipitações não absorvidas pelas superfícies impermeáveis nas grandes cidades.
Além do consumo próprio, setor agrícola e industrial, a água tem sido utilizada também em serviços domésticos como lavagem de carros, pisos, roupas, descargas de vasos sanitários e irrigação de jardins, cujos não requerem uso de água potável;
Visando a preservação desta apresentamos como uma das possíveis soluções para minimizar tal problema, o seguinte tema - CAPTAÇÃO E APROVEITAMENTO DE ÁGUA DE CHUVA PARA USO DOMÉSTICO.
“Desenvolvimento sustentável: é o crescimento econômico considerando o meio ambiente no seu processo produtivo, assegurando os recursos naturais em qualidade e quantidade suficientes às futuras gerações, para que o crescimento econômico torna-se um processo sustentável assegurando o equilíbrio ecológico e a igualdade social” (LEFF, 2001).
O Problema
A água de chuva não deve ser utilizada pra fins potáveis, visto que não é água tratada para consumo humano. No Brasil não há muito incentivo das empresas concessionárias de água para projetos de captação de água de chuva. O dimensionamento de um reservatório para captação é de extrema relevância, o volume do reservatório se mal dimensionado pode inviabilizar economicamente o sistema.
2 OBJETIVOS
2.1 Objetivo Geral ou Primário
Implantar programas de conservação de reuso de água, estudando o dimensionamento de cisterna para captação de água de chuva visando à conservação de água para minimizar as perdas.
...