A CARACTERIZAÇÃO CONCRETO ASFALTICO
Por: Monique Feitosa • 28/8/2019 • Monografia • 852 Palavras (4 Páginas) • 190 Visualizações
UNITPAC – Centro Universitário Instituto Tocantinense Presidente Antônio Carlos
ENGENHARIA CIVIL
IMPORTÂNCIA DA SAÚDE NO TRABALHO
Gabriel Alencar Martins Reis - 1100138
Monique Moraes Feitosa - 1100119
Rayssa Rafaella de S. da Cruz Oliveira - 1100178
Ronara Tavares da Silva - 1100148
Stefany Lima Botelho - 1100157
Taysa de Morais Rocha - 1100235
Araguaína/TO
NOVEMBRO/2017
Gabriel Alencar Martins Reis
Monique Moraes Feitosa
Rayssa Rafaella de S. da Cruz Oliveira
Ronara Tavares da Silva
Stefany Lima Botelho
Taysa de Morais Rocha
IMPORTÂNCIA DA SAÚDE NO TRABALHO
Trabalho apresentado como requisito para avaliação na disciplina de Segurança do Trabalho, do Curso de Engenharia Civil da UNITAC. Professor Orientador Carina |Magri.
Araguaína/TO
NOVEMBRO/2017
IMPORTÂNCIA DA SAÚDE NO TRABALHO
Um pedreiro de 21 anos foi eletrocutado em Florianópolis, identificado apenas como David. Ele trabalhava prestando serviço para uma empresa de execução de obra residencial, quando recebeu uma forte descarga elétrica de uma betoneira. A vítima, não usava nenhum equipamento de proteção individual (EPI). Segundo relatos de populares, o pedreiro foi desligar a betoneira da obra e no ato acabou sofrendo o choque elétrico.
O jovem pedreiro se encontrava trabalhando de bermuda, camiseta e chinelo. Além da vestimenta, o equipamento se encontrava em situação inadequada para a utilização, já que a conexão elétrica não deve ficar diretamente no chão, pois é comum quando se usa a betoneira, fazer a utilização da água, o que pode acarretar em curto circuito.
Ao levar um choque elétrico, as alterações provocadas no organismo dependem principalmente de sua intensidade. Em condições habituais, correntes de 100 a 150 Volts já são perigosas, e acima de 500 Volts são mortais. Com isso, percebe-se a intensidade de carga elétrica recebida pela vítima.
Após o choque recebido, a vítima começou a demonstrar sinais vitais baixos e acabou recebendo uma massagem cardíaca, e mesmo com tal massagem e com a agilidade do Corpo de Bombeiros que chegou no local 12 minutos após o pedido de socorro, a vítima faleceu ainda no ambiente do acontecido, resultando então em um evento adverso fatal.
Se a vítima não tivesse vindo a óbito, ainda sim poderia apresentar sequelas e ferimentos que possivelmente o impossibilitaria de trabalhar, assim, as possíveis consequências que o choque teria causado na vítima além da parada cardíaca seriam: parada respiratória, queimaduras e/ou traumatismo (de crânio, ruptura de órgãos internos, etc.) que acarretaria em danos permanentes ao trabalhador.
Apesar da fatalidade ser espantosa sempre que acontece e virar notícia nos meios de comunicação local, esse tipo de acidente pode ser considerado comum. No entanto, pode ser evitado tomando-se as devidas precauções e com a utilização dos EPI.
A precaução em relação a utilização da betoneira sempre deve existir, pois alguns riscos específicos são ativos, entre eles há a descarga elétrica, agarramento por partes moveis, o tombamento, batidas e atropelamento devido a movimentação da máquina, inalação de produtos químicos e ruído excessivo. Por isso na utilização desse tipo de maquinário é necessária uma pessoa treinada e que utilize os EPI para esse trabalho.
Assim, trabalhar com equipamentos que oferecem um certo perigo ao trabalhador-usuário exige cuidados e atenção redobrada, principalmente enquanto a utilização de equipamentos de proteção individual (EPI).
São estes cuidados e EPI’s que garantem uma segurança contra acidentes, incidentes e eventos adversos, deste modo, indica-se sempre se trabalhar com a cautela do que com cuidados pós-acontecido, pois nunca se sabe a verdadeira consequência do que se pode acontecer, isto é, indica-se prevenir do que remediar, pois é com a vida de alguém que estamos trabalhando e tratando.
...