A Captação e reutilização da água da chuva na Faculdade Pitágoras
Por: Jadsonn • 17/4/2018 • Trabalho acadêmico • 3.254 Palavras (14 Páginas) • 282 Visualizações
Sumário
1. Introdução .................................................................... 1
2. O Problema da Pesquisa.............................................. 2
3. Os Objetivo do Projeto.................................................. 2
3.1. Objetivo Geral ........................................................... 2
3.2. Objetivo específicos .................................................. 2
4.Justificativa ................................................................... 2,3
5. Referencial Teórico ..................................................... 3
6.Metodologia da Pesquisa ............................................. 4,5
7.Apresentação dos resultados........................................ 6
8.Discusão do Questionário....................................... 6,7,8,9
9. Considerações Finais................................................ 10
10.Bibliografia ..................................................................10
1.INTRODUÇÃO
A água é um elemento e fonte essencial à vida e ao desenvolvimento da humanidade. Tem uma relevante importância, considerando-se não apenas o fato de que é fundamental à sobrevivência da espécie humana, no atendimento às necessidades de água potável de uma demanda populacional, mas também, é primordial para o progresso da civilização, uma vez que é utilizada em diversas atividades para seu desenvolvimento.
A superfície do nosso planeta é composta por 70% de água. Essa água tem um ciclo natural, que começa com sua evaporação, formando as nuvens que depois vão retornar para a terra através das chuvas. Porém, de toda água existente no planeta, 97,5% estão nos oceanos e dos 2,5% restantes, 1,5% estão nos pólos (geleiras e icebergs), ficando apenas 1% disponível para nosso consumo, sendo que a maior parte esta em leitos subterrâneos, atmosfera, plantas e animais. Atualmente usamos para nosso consumo as águas de nascentes, lagos, rios e extrações de leitos subterrâneos, os aqüíferos.
Com a poluição cada vez maior do ar, da terra, das nascentes, dos lagos, dos rios e dos oceanos, essas águas estão ficando contaminadas, exigindo uma enorme preocupação para sua preservação, pois sem água natural a vida como conhecemos não tem como existir.
Segundo a Academia Nacional de ciências dos Estados Unidos, o Brasil é o quarto país que mais gasta água para produzir bens de consumo. Em relação à pegada hídrica individual, os brasileiros ocupam hoje a 21ª posição, com gasto médio diário de 5,5 mil litros por dia (número ainda é acima da média internacional, de 3,8 mil litros).
Uma alternativa para a solução deste problema é a coleta da água de superfície além de proteger o meio ambiente, economizar energia, reduz investimentos em infra-estrutura e proporciona melhoria dos processos construtivos. O uso eficiente da água representa uma efetiva economia para consumidores, empresas e a sociedade de um modo geral.
Uma forma de economizar água é fazer o Aproveitamento de Água da Chuva, e para isso deve-se construir e instalar um sistema usando a tecnologia da Minicisterna, que foi criada e desenvolvida baseada na norma ABNT NBR 15.527:2007 "Água de chuva - Aproveitamento de coberturas em áreas urbanas para fins não potáveis"
O estudo de pesquisa e levantamento na Faculdade Pitágoras de Feira de Santana apresentado neste trabalho ilustra o aproveitamento de água de chuva de cobertura para fins não potáveis de próprios da educação, demonstrando que além de ser ecologicamente correto, o sistema pode ainda ser muito interessante economicamente. Onde há um aproveitamento significativo diante ao abastecimento, o investimento se torna financeiramente viável.
O cálculo da quantidade de água a ser coletada na Faculdade deve levar em consideração o volume de chuva anual na região de Feira de Santana, a superfície de cobertura por onde a água será coletada, a quantidade de água a ser coletada e a demanda do local.
Passa-se então ao questionamento da eficiência e à busca de alternativas para potencializá-lo. As diretrizes apresentadas trazem subsídios para novos programas de aproveitamento de água de chuva com atuação para o Prédio novo da Faculdade, além de outros parâmetros a serem considerados em futuros projetos.
2.O PROBLEMA DA PESQUISA
Quais os benefícios que a captação e reutilização da água da chuva pode trazer para a Faculdade Pitágoras?
3.OS OBJETIVOS DA PESQUISA
3.1.O OBJETIVO GERAL
O objetivo principal desta pesquisa é propor um conjunto de informações, levantamento e diretrizes que contribuem e auxiliem o planejamento, a implantação e gerenciamento das atividades voltada ao aproveitamento de água de chuva para fins não potáveis, para poder criar um compromisso de sustentabilidade e inovação junto a Faculdade Pitágoras.
3.2 OS OBJETIVOS ESPECÍFICOS
incentivar a faculdade a fazer o aproveitamento correto da água de chuva;
fazer com que a faculdade tenha um sistema de Aproveitamento da Água de Chuva;
minimizar o gasto com a água da embasa e tornar a faculdade um exemplo de sustentabilidade para a sociedade;
usar a água para irrigações nos jardins e lavagens de pisos externos. Assim, essa água vai infiltrar na terra e ir para o lençol freático, preservando o seu ciclo natural;
usar a água para lavagens de pisos e nas descargas no vaso sanitário.
4.JUSTIFICATIVA
A reutilização de água é uma prática que está crescendo a cada dia, e novas atitudes estão sendo incorporadas no mundo, independente do motivo, que pode ser econômico, social ou ambiental, reutilizar
...