A Columbita Tantalita
Por: hubertbeni.h • 20/5/2018 • Trabalho acadêmico • 508 Palavras (3 Páginas) • 427 Visualizações
Columbita-tantalita
O nióbio é um metal de uso relativamente recente na indústria moderna, principalmente, em aços de elevada resitência (aços microligados ou “HSLA”), aços inoxidáveis e superligas, dentre outras aplicações. O consumo em aços microligados supera 80% da demanda total de nióbio.O metal nióbio é componente de diversos materiais e de equipamentos de última tecnologia, como tomógrafos, dispositivos óticos e ligas supercondutoras.
A vinculação entre nióbio e tântalo decorre da presença dos dois metais no mineral columbita-tantalita – ( Fe,Mn )(Nb,Ta2)O6 – do qual ambos podem ser recuperados. Cerca de 60% do uso do tântalo se destina a capacitores usados em dispositivos eletrônicos, além de usos em próteses cirúrgicas e em odontologia.
Depósitos minerais de nióbio ocorrem em dois ambientes geológicos distintos: em pegmatitos de filiação granítica e em maciços alcalinos, decorrendo da origem, duas tipologias de minérios:
- columbita-tantalita
- pirocloro.
A mineralização de tântalo está associada a três tipos de depósitos geológicos: carbonatíticos, pegmatíticos e metassomáticos de contato. Porém nos depósitos carbonatíticos, que associam tântalo e nióbio, somente 20% são economicamente viáveis, uma vez que o teor de Ta2O5 é geralmente inferior a 100 g/t. A paragênese mineral do tântalo, na forma de columbita-tantalita, favorece sua explotação consorciada com a cassiterita, berilo, cristais de quartzo, na condição deproduto princial, co-produto ou subproduto.
O principal projeto de mineração de columbita-tantalita e de produção de óxidos de tântalo e de nióbio no Brasil é conduzido pela Mineração Taboca/Paranapanema S. A, na mina do Pitinga os depósitos de columbita-tantalitadessa mina estão associados aos granitos do proterozóico Madeira e ÁguaBoa, integrantes da Suíte Madeira, intrusivos em rochas vulcânicas do Grupo Iricumé.No granito madeira, a mineralização primária de estanho relaciona-se com um albita-granito, sua fácies mais evoluída, enquanto que no Granito Água Boa a mineralização primária é controlada pro greisens micáceos e epissienitos sódico.
Fazem parte do beneficiamento da columbita e da tantalita: britadores, moinhos, jigues, espirais, ciclones, separadores magnéticos, espessadores, além de flotação, filtragem, lixiviação e secagem. A industrialização deste concentrado pelo processo aluminotérmico coloca à disposição do mercado a liga ferro nióbio e tântalo.
[pic 1]
Os produtos obtidos através do beneficiamento dos minerais Columbita e Tantalita são:
Nióbio:
- Concentrado
- Ligas
- Óxido de Nióbio
Tântalo:
- Carbeto de Tântalo
- Óxido de Tântalo
- Pó de Tântalo
Aspectos mundiais e nacionais.
De acordo com o United States Geological Survey (USGS), os recursos globais identificados de tântalo, segundo o conceito de reserve base, alcançam 180.000t de tântalo. Esses recursos estão concentrados no Brasil (50%), na Austrália (47%) e no Canadá (3%). Ressalte-se que outros países detêm recursos tais como: Etiópia, Namíbia, Cazaquistão, Rússia e Ruanda. As reservas totais brasileiras são estimadas em 88.000t, sendo que 44% estão classificadas como reservas medidas.
...