A Dilatação Térmica
Por: Miqueas Miqueas • 16/6/2016 • Relatório de pesquisa • 814 Palavras (4 Páginas) • 309 Visualizações
UNIVERSIDADE PAULISTA - UNIP
CAMPUS DE BAURU
André S. de Souza Chequi - C665EH0
Sílvio de Freitas Junior – C708186
DILATAÇÃO TÉRMICA
BAURU – SP
05/2016
André S. de Souza Chequi - C665EH0
Sílvio de Freitas Junior – C70818-6
DILATAÇÃO TÉRMICA
Relatório solicitado na disciplina eletricidade básica laboratório, sobre o experimento de dilatação térmica, no curso de engenharia básica da Universidade Paulista – UNIP.
Profª. Anne
BAURU – SP
05/2016
1.Introdução
Alterações de temperatura, tanto naturais quanto as ocasionadas por algum trabalho causam dilatação térmica.
Tal fenômeno ocorre devido ao aumento da agitação das partículas do corpo, as colisões decorrentes após o aquecimento causam separação das moléculas.
No ramo da engenharia é de suma importância conhecer o coeficiente de dilatação dos materiais utilizado em cada projeto executado.
Na engenharia civil projetos de pontes sustentadas por cabos de aço, edifícios e estradas tem em seus projetos cálculos minuciosos sobre a dilatação dos materiais, é muito importante se levar em consideração o clima local e se existem fontes de calor que possam aumentar a temperatura influenciando no comportamento do material.
Ainda no ramo civil, projetos de pontes e edifícios contam com juntas de dilatação, utilizadas como segurança para que tudo continue perfeito, essas juntas são folgas entres os matérias, permitindo a dilatação dos mesmos.
1.1 Normas Técnicas Pertinentes
Para a execução deste experimento, não foram encontradas nenhuma normas técnica da ABNT, ultilizamos matérias fornecidos pela universidade e a orientação do tutor em laboratório.
2. Objetivo
Este experimento tem como objetivo estudar a dilatação térmica do cobre, do latão e do alumínio, através de cálculos para encontrar seus respectivos coeficientes de dilatação, mensurando seu ∆ L, quando são submetidos a um aumento subto de temperatura.
3. Metodologia
3.1 Dispositivos e Materiais
Para a execução desse experimento utilizamos o laboratório da universidade, onde em bancadas de granito utilizamos um relógio comparador com precisão de 0,01mm; uma escala linear com precisão de 1mm; termopar (multímetro) com precisão de 1°C; um aquecedor por resistência, mangueira de borracha, calculadora, uma barra de Alumínio, uma barra de cobre, uma barra de latão e água.
3.2 Método
Inicialmente mede-se a temperatura ambiente, em seguida completamos com água o interior do aquecedor por resistência e o ligamos na tomada 220v acoplada a bancada, com o objetivo de gerar vapor, em sequência acoplamos a mangueira na saída do aquecedor e a outra ponta no inicio das barras estudadas, sendo um barra por vez, dessa maneira fixamos as barras em um dispositivo que as fixa de uma forma que conseguimos medir sua dilatação.
Inicialmente mede-se a temperatura ambiente, logo em seguida se injeta-se o vapor no interior dos tubos, acompanha-se o aumento gradativo das temperaturas a troca de calor entre o vapor e os materiais agitam as partículas aumentando o espaço entre as moléculas causando a dilatação térmica dos materiais.
Utilizando o relógio comparador mede-se o ∆ L e aplicasse na fórmula
∆ L = Li.α. ∆θ
Sendo:
∆ L = diferença entre a dimensão final e a inicial
Li = temperatura Inicial
α = Coeficiente de dilatação do material estudado
...