A ENERGIA NUCLEAR RELACIONADA A ACONTECIMENTOS HISTÓRICOS
Por: Adriano faria • 1/4/2018 • Pesquisas Acadêmicas • 888 Palavras (4 Páginas) • 150 Visualizações
6. A ENERGIA NUCLEAR RELACIONADA A ACONTECIMENTOS HISTÓRICOS
Observando a Historia podemos entender melhor o presente e buscar solucões para o futuro .
De um modo geral a maioria das grandes descobertas ciêntificas acabaram sendo utilizadas para finalidades militares, sendo a energia nuclear a mais perigosa de todas não poderia ser diferente.
A Teoria Atômica teve seu inicio há aproximadamente 2.400 anos atrás, nesta época os filósofos gregos Leucipo e Demócrito já cogitavam a ideia de que tudo no universo era feito de minusculas particulas indivisiveis chamadas de átomos.
Com o passar do tempo varios outros pesquisadores realizaram outras descobertas que propiciaram a evolução do estudo e as aplicações praticas dos fenomenos, os fenômenos radioativos começaram a ser descobertos em 1896 pelo cientista francês Antoine Henri Becquerel, isso graças a descobertas anteriores sobre raio-x feitas por Wilhelm Rontgen em 1895.
A descoberta de Roentgen no ano de 1895, os raios-X, tiveram grande repercusão tanto que Röntgen recebeu em 1901 o Prêmio Nobel de Física e logo vieram as aplicações da descoberta na medicina. [pic 1]
Até que no ano de 1938 os pesquisadores alemaês Lise Meitner e Otto Frisch decifram a fissão nuclear.
[pic 2]
Anos antes da segunda guerra, Albert Einstein envia ao presidente americano da época (Roosevelt) uma carta comunicando o potêncial da energia nuclear, nesta carta Einstein informa locais no mundo em que existem a maior concentração de jazidas de Urânio, logo em seguida a pesquisa a cerca desta tecnologia é intensificada pelos Estados Unidos.
[pic 3]
A segunda guerra mundial em 1945 marca o poder de destruição da fissão nuclear, duas cidades japonesas Hiroshima e Nagasaki foram destruidas por bombas atomicas lançadas pelo exército dos Estados Unidos. Este ataque pode ser considerado o maior atentado terrorista da historia da humanidade.
[pic 4]
Em 1952, foi criada a bomba H (bomba de hidrogênio), diferentemente da bomba atomica o principio usado em sua construçao foi a fusão do hidrogênio. Em seu primeiro experimento gerou uma energia cerca de mil vezes maior do que a bomba A (bomba atômica) de fissão nuclear, lançada em Hiroshima.
No ano de 1953, foi lançada a primeira bomba de hidrogênio pelos norte-americanos, como um teste apenas. No mesmo ano, os russos também realizaram explosões desse tipo de bomba. Entre 1956 e 1957, foram registradas 18 explosões em nível experimental pelos norte-americanos, ingleses e russos.
Linus Pauling fezcom que os países responsáveis pelos lançamentos assinassem em 1964 um acordo de compromisso para cessar os testes com bombas nucleares a céu aberto.
Em 1954, os Estados Unidos lança o USS Nautilus, o primeiro submarino nuclear, o Nautillus era capaz de ficar submerso por quatro meses, sem a necessidade de emergir. A construção do Nautilus só foi possível pelo sucesso do desenvolvimento de uma usina de propulsão nuclear, por um grupo de cientistas e engenheiros do setor de reatores navais, que faz parte da Comissão de Energia Atômica dos Estados Unidos.
[pic 5]
Até o momento poucos paises desenvolviam atividades ligada a área nuclear, após a primeira conferência atômica em genebra no ano de 1955, varios outros paises iniciam estudos e construção de reatores nucleares.
Como a Energia Nuclear passou a ser utilizada em escala comercial para geração de energia começam a surgir graves acidentes, em 1979 a central nuclear de Three Mile Island em Harrisburg, capital da Pensilvânia, foi cenário de um acidente por superaquecimento , em 1986 Chernobyl, na região da Ucrânia é palco do maior desastre nuclear da história que liberou uma nuvem radioativa. Mais recentemente em 2011, a usina nuclear Daiichi, em Fukushima foi danificada por tsunami seguido de terremoto, três reatores foram danificados.
...