TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Eletroerosão

Por:   •  27/10/2024  •  Trabalho acadêmico  •  602 Palavras (3 Páginas)  •  25 Visualizações

Página 1 de 3

                                                             Eletroerosão

É um processo que consiste no corte de materiais através de descargas elétricas constantes, que transpassam um fluido dielétrico no qual a ferramenta emissora – chamada eletrodo – e o material a ser processado estão submersos, gerando quebra de resistência dielétrica, fazendo do fluido um condutor que transmite a eletricidade até o metal.

 São dois os principais tipos de eletroerosão: a fio e por penetração. Definindo ambos:

Eletroerosão a fio:

Nessa operação, um fio único, geralmente de latão e eventualmente revestido de metais como estanho e molibdênio, é alimentado eletricamente por uma bobina, enquanto submerso em fluido dielétrico, em um tanque. Esse fio é seguro entre guias diamantadas superiores e inferiores e manipulado por CNC, em eixos específicos, que determinam o caminho que a corrente percorrerá no processo de corte  do material. Geralmente os metais cortados possuem espessuras de até 300 mm. Exemplos de produtos feitos por eletroerosão a fio são moldes e brocas.

           

Eletroerosão por penetração:

Nesse processo, o eletrodo e o metal são energizados eletricamente enquanto submersos em fluido dielétrico; gera-se um potencial elétrico entre as duas partes. Com a aproximação destas partes ocorre quebra de resistência dielétrica, formando um canal de plasma e havendo centelhamento não simultâneo em diversas áreas do material. São obtidos por meio deste processo moldes e matrizes para forjaria e fundição.

                                     

Fluidos dielétricos:

São fluidos isolantes, cuja resistência a passagem de corrente elétrica pode ser quebrada, quando essa corrente excede o limite de sua rigidez dielétrica – variável de acordo com o fluido. Nesse caso, a substancia pode ser ionizada e tornar-se um condutor elétrico. Na eletroerosão, a distancia entre os eletrodos e o metal a ser processado é o que determina a intensidade da corrente elétrica, significando que menores espaçamentos propiciam a quebra mais rápida dessa rigidez. Esse fenômeno chama-se GAP.

Alguns fluidos dielétricos são: óleo mineral, argônio liquido, hidrogênio liquido, hexano e água pura.

Eletrodos

São terminais que conectam um circuito elétrico a um metal, não metal ou solução aquosa. Alguns requisitos de um eletrodo são: resistência ao desgaste, muito boa propriedade de condutibilidade elétrica, baixo peso especifico e elevado ponto de fusão.

Vantagens e desvantagens:

Vantagens:

Confecção de peças complexas;

Bom acabamento;

Possibilidade de corte de materiais duros com tolerâncias rígidas.

Desvantagens:

Alto consumo de energia;

Uso excessivo de ferramentas;

Remove pouco material;

Necessidade de métodos e ferramentas específicos para materiais não condutores.

Itens de Segurança:

Tal qual todo processo de produção industrial, é extremamente necessário que cuidados com a segurança sejam observados. Por isso, as máquinas de eletroerosão são frequentemente equipadas com dispositivos que visam manter o zelo pela prevenção de acidentes oriundos de falhas mecânicas da própria máquina. São variados os sistemas de segurança utilizados, a citar alguns:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (39.9 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com