A Energia Solar Térmica
Por: negoteo2008 • 8/12/2017 • Trabalho acadêmico • 1.084 Palavras (5 Páginas) • 280 Visualizações
1-Introdução
A radiação solar no planeta terra é de 174 petawatts, 30% é refletida para o espaço, para as nuvens, superfície terrestre e mares absorvem o restante. A temperatura de 14ºC em média é mantida na superfície pela absorção da luz solar pelas massas da terra e pelos oceanos. Em todo mundo pode-se aproveitar da energia solar em diferentes níveis, conforme a localização geográfica. Maior será a radiação solar e produção de energia solar quanto mais próximo da linha do Equador. Conforme Figura 1, verifica-se que o Brasil possui regiões de enorme potencial de energia solar.
[pic 1]
Figura 1 – Mapa Mundi – Fonte: Internet
Coletores Solares
Os equipamentos, coletores solares utilizam a energia solar para realizar aquecimento do fluído. Estes coletores são classificados como coletores planos e concentradores (concentradores parabólicos e torres de concentração).
O fluído do coletor é aquecido pela energia solar e até sua utilização este é mantido em reservatórios.
A luz solar é absorvida pelos coletores solares térmicos, é utilizada para aquecimento de água nos coletores solares planos, porém pode ser utilizada em instalações complexas, tais como: parabólicas solares, torres solares, sendo utilizados para gerar energia elétrica, o princípio de funcionamento baseia-se no aquecimento do fluído gerando vapor, acionando uma turbina, que acionará um gerador elétrico.
Vantagens da energia solar
A energia solar apresenta diversos benefícios, entre os quais:
• Não polui;
• Baixa manutenção;
• Conforme os avanços da tecnologia, a potência dos painéis vem aumentando e os preços baixando;
• Fácil instalação em países de clima tropical.
Desvantagens da energia solar
A energia solar apresenta as seguintes desvantagens:
• Variação na produção de energia, depende do clima e não produz a noite;
- Baixa eficiência quando comparadas a energia da biomassa, de combustíveis fósseis e da hidelétrica;
• Não há incentivo econômico;
- Depende da localização e altitude;
Tipos de Coletores Solares:
Discos parabólicos
O disco parabólico, conforme Imagem 1 e Figura 2, apresenta um concentrador de superfície que focaliza e reflete os raios solares por um receptor. Temperaturas de até 1500 ºC e potências de 50kW, ou 150 kW de potência térmica podem ser alcançadas, por unidade.
Os coletores parabólicos apresentam foco pontual, o Sol é rastreado pelos receptores, o qual se movimenta juntamente com o disco parabólico para coletar mais energia.
[pic 2][pic 3]
Imagem 1 – Discos Parabólicos – Fonte:Internet Figura 2-Fonte: Internet
Sistemas de receptor central ou torre
O sistema de Torre, utiliza espelhos de ampla superfície, denominados heliostatos, que apresentam um sistema de controle para que haja a reflexão dos espelhos sobre o receptor central situado na parte superior da torre, conforme Imagem 2 e Figura 3. As temperaturas podem ultrapassar os 1000ºC, esta energia pode ser utilizada para alimentar um processo industrial ou para produzir vapor para girar uma turbina acoplada a um gerador elétrico.
[pic 4]
Imagem 2- Sistema de Receptor Central- Fonte: Onudi
[pic 5]
Figura 3- Fonte: Internet
Coletores cilíndricos parabólicos
A radiação solar é reorientada devido a uma superfície espelhada com seção transversal espelhada para o receptor, conforme Imagem 3. O receptor é um tubo cilíndrico, localizado na região central dos espelhos, em seu interior circula o fluído, que pode ser aquecido a uma temperatura de até 550ºC. Para realizar a concentração de energia solar sobre o tubo absorvente, o coletor acompanha a posição do Sol durante o dia.
...