A Escavação Tipo NATM
Por: renanlima89 • 11/9/2020 • Monografia • 3.027 Palavras (13 Páginas) • 211 Visualizações
Centro Universitário da FEI
Contra capa
RESUMO
O trabalho apresenta o método executivo NATM (New Austrian Tunneling Method) de escavação de túneis, em solo. Será abordada a sequência executiva de escavação, processos de estabilização do maciço, sistemas de impermeabilização, drenagem e rebaixamento do lençol freático, sistemas de escoramento aliados ao concreto projetado, etapas de projeto e instrumentação interna e externa.
Apresenta-se também, um estudo de caso da escavação do “Túnel de Via 01”, que ligará a Estação Adolfo Pinheiro à Estação Largo Treze, ambas da Linha 5 - Lilás, do Metrô.
Palavras-chave: NATM, escavação de túneis, estação largo treze.
Abstract
- Sequência executiva em solo
- Escavação de poço com revestimento em concreto projetado
- Rebaixamento do lençol freático
- Emboque do túnel
- Cobertura mínima
- Solo de cobertura não consistente
- Rebaixamento NA
- Edificações Lindeiras afetadas pelos serviços de poço ou preparo da frente
- Tratamentos iniciais que conturbam o maçico
- Processos de Estabilização do maçico
- Enfilagem
- Tubular
- Método CCP-H (Cement Churning Pile – Horizontal)
- Pregagem
- Congelamento
- “Jet-Grouting”
- Agulhamento
- Escavação do túnel
- Sistemas de Escoramento
- Cambotas
- Concreto Projetado
- Arco Invertido Provisório
- Arco Invertido Definitivo
- Sistema de Impermeabilização e Drenagem
- Revestimento Secundário
- Projetos
- Topográfico
- Hidrogeologia
- COMPLETAR SEGUNDO APOSTILA IMPRESSA
- Instrumentação
- Interna
- Externa
- Estudo de caso
- Projetos
- Sequência Executiva
- Projeções de custos obra Bárbara (Apostila Metrô)
Introdução
A escavação de túneis nasceu da necessidade de superar um obstáculo natural: maciços montanhosos. Além das montanhas existem outras barreiras a serem vencidas com túneis, podemos citar, cursos de água e zonas urbanas muito adensadas como exemplo.
Existem diversos métodos de escavação de túneis, podemos citar alguns: Método Cut and Cover, Método da Couraça, mais conhecido como Shield (Tatuzão), Método Clássico ou de Mineração e Método Pipe Jacking e Método NATM. Atualmente as escavações em terrenos pouco consistentes são executados através dos Métodos Shield e NATM.
Este trabalho explanará sobre o Novo Método Austríaco de Escavação de Túneis (NATM), concebido inicialmente para escavação de túneis em maçicos rochosos e posteriormente adaptado para solo.
Na década de 1930 o engenheiro Ladislau Von Rabcewicz, um dos idealizadores do método NATM, chegou a conclusão que as rupturas dos túneis aconteciam por conta de cisalhamento, e não de compressão. Na década de 1940, Rabcewicz verificou que o cisalhamento poderia ser combatido através do preenchimento dos vazios entre o terreno e a cambota metálica, que tem a finalidade de evitar a deformação do terreno.
O objetivo da escavação pelo método NATM é conduzir a estabilização através do alívio controlado de pressão. Este alívio de tensões é efetuado de maneira intencional. De acordo com as necessidades, são medidos os valores das tensões e deformações.
O princípio básico deste método consiste em evitar qualquer expansão excessiva da rocha, assim o revestimento age como superfície resistente, forçando a rocha a se auto-sustentar ao invés de o próprio revestimento suportar o carregamento, como uma estrutura independente.
Ocorre um rearranjo de tensões quando um túnel é escavado, as tensões resultantes de um material circundante mudam de um “estado primário” para o “estado secundário” de tensões. As tensões aumentam de maneira a suportar o carregamento que antes era suportado pelo material escavado.
Para que não se atinjam deformações que provoquem a ruptura do túnel, utiliza-se um revestimento de concreto projetado. A espessura e flexibilidade tem que ser suficiente para suportar as tensões do “estado secundário”. Assim o revestimento e o maciço funcionam no NATM como o aço e o concreto em uma seção mista de uma ponte.
O concreto projetado tem como característica fundamental a obtenção de elevada resistência inicial, o que é de maior importância na obtenção de uma alta capacidade de sustentação. A principal propriedade do concreto projetado reside na sua interação com a rocha ou solo escavado, pois atua como suporte contra a “relaxação” e as pressões devidas à redistribuição de tensões.
Uma camada de projetado, aplicada imediatamente após a exposição de uma fase de escavação, atua como uma superfície rijida que transforma uma rocha (ou solo) de menor resistência numa entidade estável. Como resultado dessa interação, a região vizinha à escavação permanece praticamente em sua posição original (quando maciço rochoso) e , portanto, capacitada a participar efetivamente no efeito arco.
O NATM, baseado no mecanismo descrito, não poderia ser aplicado na prática se o processo de rearranjo de tensões terminasse assim que a abertura do túnel fosse concluída. O chamado efeito de tempo”(stand-up-time) do solo ( ou rocha), é favorável ao construtor e proporciona o tempo suficiente para a aplicação da resistência necessária (dada pelo revestimento com ou sem ancoragem, com ou sem cambota) antes que as deformações sejam muito grandes e ocorra o “amolecimento” do material.
O “efeito do tempo” não pode no momento ser explicado ou calculado teoricamente com exatidão, mas como previsão e estimativa para o dimensionamento do revestimento a ser utilizado no túnel. A única maneira de se obter uma noção do estado real de tensões é através da medição continua das deformações e tensões (leituras de convergência e divergência). O conhecimento das varias deformações (internas e externas do túnel) com o tempo permite estimar a aproximação do estado final do momento (carregamento) previsto teoricamente.
...