A Evolução da Automação
Por: SuzanneTR • 21/4/2020 • Ensaio • 254 Palavras (2 Páginas) • 110 Visualizações
A evolução da automação
Suzanne T. Resende – 9º período de Engenharia de Produção
02/04/2020
Com o advento da automação, o homem conseguiu desenvolver técnicas e equipamentos que o fez produzir mais e melhor e também, o fez ter melhores condições de vida. O processo de automação tem desempenhado um papel fundamental no avanço da engenharia e ciência.
O processo de automação foi iniciado no século XVIII na Inglaterra. Foi quando começaram a usar teares e máquinas a vapor para que o ritmo da produção aumentasse.
Posteriormente, a segunda revolução trouxe um novo conceito de automação para a época, com a utilização da eletricidade no ciclo produtivo e desenvolvimento de novos modelos de produção:
- Taylorismo – planejamento e padronização de métodos de trabalho e divisão de funções dos trabalhadores para maximizar a produção;
- Fordismo – produção em massa através de linhas de montagem móveis e utilização de processos e componentes padronizados.
A terceira revolução, ocorrida no século XX, aproximou a tecnologia dos computadores à produção. Houve a substituição do controle humano das máquinas por controle automático.
- Evolução dos computadores;
- Máquinas mecânicas de cálculos;
- Máquinas eletromecânicas;
- Computadores eletrônicos.
A automação permitiu a criação de novos computadores e softwares associados ao desenvolvimento da internet e fez evoluir computadores que hoje são cada vez menores e mais eficientes, chips, diversos produtos eletrônicos, o aumento das multinacionais e o crescimento acelerado da economia.
Desde então e até hoje, a automação faz com que haja aumento contínuo e significativo da produção, diminui custos empresariais e número de trabalhadores, aumenta o fluxo rápido de informações, etc.
...